eles respondem
Minha mãe, desde quase bebezinho, ela era professora de português e francês.
A leitura nunca foi uma atividade presente na vida dos membros da minha família também, eu sou a exceção. Quem me incentivou a ler foram os filmes do Hary Potter, era muito fã quando criança, e não dava para esperar os filmes, para saber o que aconteceria com o bruxinho em seu próximo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts . Recorri então aos livros. Pedi e ganhei de aniversário, aos dez anos de idade, um livro da série (O Cálice de Fogo). A tradição continuou nos aniversários seguintes, nisso adquiri o hábito de leitura.
@Sendy-- Comece com leitura de ficção. Já que você gosta de ler mensagens, por que não começa lendo um romance epistolar? Nesse estilo, gostei muito de ler o Drácula, de Bram Stoker. Você pode começar lendo contos também, os de Machado de Assis são deliciosos.
desde pequeno eu gostava de ler, passava muito tempo na biblioteca da escola, leitura é um habito
Também não gosto de ler, eu apenas leio para tentar melhorar o meu português. Nunca tive alguem para me incentivar, meus pais são analfabetos e sem nenhum pingo de leitura, nem chegaram a entrar em uma escola.
Minha tia, eu via ela lendo Harry Potter e mal podia esperar pra ler também. E eu vivia ao redor de HQs, revistinhas da Marvel e da DC, Homem Aranha e Batman.
Uma professora de português que eu tive.
Meus velhos lêem muito. Consequentemente minha irmã e eu também lemos bastante.
No caso dos meus pais, eles sabem que ler mantém a mente ativa. Meu pai já vai fazer 68 e minha mãe 65. Eles morrem de medo de ficar esclerosados.
Sendo sincero nunca tive vontade de ler, acho que é como os filmes mas que vc tenha q criar as imagens com a sua imaginação e eu gosto de já ter a obra criada. No caso, eu gosto quando leiam para mim, isso sim é maravilhoso, ainda mais quando é alguém que vc está apaixonado e vc ouve cada som saindo da boca dela e o jeito dela rir da situação kk
Minha mãe passava atividades ai aprendi a ler, mais comecei a pegar gosto por leitura e a incentivação foi o Maurício de Souza.
Um cara que admiro muito um gênio da literatura brasileira.
Eu demorei para começar, n tive incentivo nenhum a n ser o gosto por HQs, mangás e algumas histórias q viraram filmes. Por exemplo na qual eu comecei foi Parcy Jackson, q aliás só prestou nos livros...
Eu meio que já tenho uma predisposição.
Eu mesmo. Ninguém nunca me incentivou.
No presídio q linha um livro tinha a pena reduzida a 3 dias, q era descontada do tempo de prisão. Por causa disso eu lia vários livros só pra reduzir minha pena.
Fui gostar de ler depois de velho. Nunca fui fã.
Apesar da minha ler bastante e do meu gostar da leitura e falarem pra mim eu não gosto muito de ler
elas respondem
Ninguém da minha família ou amigos costumam ler. Cresci acreditando que livros são entediantes e para gente nerd. Até que quando comecei a faculdade à distância, me interessei bastante por alguns assuntos e comecei procurar conteúdos de forma autodidata. Foi aí que comecei a me interessar pela leitura. Comprei alguns livros de assuntos relevantes para mim e comecei a ler pouco a pouco, percebi que podemos aprender muito com eles e hoje acredito realmente que alguns livros são preciosos e transformadores.
Enfim, o que eu quero dizer é, comece a ler sobre algo que realmente seja interessante pra vc. Qual a sua paixão? Quais assuntos vc gosta? Ler algo sobre um assunto que vc gosta é muito mais prazeroso do que ler livros aleatórios.
Saí de uma escola pública e fui cursar o ensino médio numa particular como bolsista. Precisava de nota pra manter a bolsa, o que me tornou disciplinada com o estudo. Nisso tive uma professora de português e literatura que passava listas mensais de livros, foi aí que aprendi a gostar e entender a importância da leitura. As primeiras vezes que li obras clássicas não entendi absolutamente nada, depois começou a fazer sentido e a sensação era muito prazerosa.
Minha mãe. Ela era uma leitora assídua e me comprava livros e gibis. Mas ela incentivou meu irmão também e ele nunca desenvolveu o mesmo gosto pela literatura que eu, foi pro lado do cinema.
Meu pai lia gibis pra mim e eu queria ler sozinha. Quando aprendi a ler ia na biblioteca toda semana pegar livros emprestados
Eu mesma interessei por leitura quando era pequena, porque minha mãe não gosta de ler e acha que gastar dinheiro com livro é uma bobeira.
Minha avó. Sempre que eu ia passar as férias lá ela me entregava um monte de livros, que eram dos meus tios, e eu passava a tarde lendo as histórias.
Na 5 série uma professora sugeriu que cada um escolhesse um livro da biblioteca pra ler e falar sobre o livro. Depois desse tomei gosto pela leitura.
Meus pais gostam de ler, mas o incentivo veio na escola.
Antes eu gostava muito de ler, hj eu não tenho um pingo de paciência, não sei pq.
Talvez minha mãe, ela gosta de ler e meu tio também. Ele me emprestava livros, pedia pra eu ler e depois contar pra ele a história...
Meus pais não tem esse habito, não tive esse exemplo dentro de casa. Mas eu e a minha irmã sempre fomos atraída por leitura.
Desde pequena minha família me dava livros e tals mas eram aqueles infantis sabe? E eu adorava, porém durante um período da minha infância eu comecei a querer passar mais tempo brincando do que lendo ,digamos assim, ai os livros ficaram meio negligenciados. Depois dessa fase eu comecei a ler gibis da turma da Mônica(amo até hj rsrsrs) e acho que isso foi meio que um pontapé pra eu começar a ler livros, primeiro livros com imagens (durante muito tempo kkk só queria esses) e depois fui desenvolvendo meu gosto por romances e suspenses aí eu não parei mais, principalmente agora no ensino médio me considero uma leitora voraz.
Foi a minha iniciativa. Eu queria aprender ler rápido. Sentia que estava perdendo muita coisa (nisso eu tinha uns 6/7 anos.)Mas depois perdi o interesse e por volta da metade da adolescência eu me interessei muito por contos. Livros mesmo só no fim da adolescência porque demorei para achar gêneros do meu agrado.
Acredito que meus pais, eu comecei muito tarde, aos 8 anos. Gostava de ler gibis, eram meus favoritos. Foi uma mudança gradual até começar a ler romances(livros divididos em capítulos) etc.
A internet teve um papel fundamental também, eu lia bastante histórias de fã pelo celular, isso manteve meu gosto pela leitura. A escola também, da 3º série até o 3 ano do ensino médio eu estava lendo algum livro por lá. E é como eu disse antes, em um outro tópico sobre leitura, eu leio quase tudo hahaha.
Ninguém, peguei um livro por curiosidade e ele despertou meu amor pela leitura
Foi na escola, eu sempre ia para biblioteca durante o intervalo, o meu primeiro livro foi Passageiros da Ilusão. Foi o livro que me abriu as portas para os romances literários.
Acho que foi meus pais n lembro direito sempre tinha livrinhos quando pequena
Minha mãe, ela não teve muita oportunidade, mas incentivou eu e minha irmã, talvez por ela não ter tido.
Uma amiga, há muitos anos atrás ela me apresentou a saga Crepúsculo, a qual comprei e li emu ma semana, depois disso não parei de ler.
Ninguém. Ninguém nunca me incentivou a estudar, eu que sempre quis ser alguém na vida msm
meus pais, desde criança sempre tínhamos mtoooo livros. ganhava tbm, mas eu não gostava, apenas depois que fui gostando