Seus pais tinham o hábito da leitura e passaram isso para vocês ou esse interesse surgiu com influência da escola e espontaneamente?

Nunca tive perto de mim exemplos de pessoas que lessem. E eu detesto ler! O exercício da leitura é algo bem cansativo pra mim. Mesmo assuntos pelos quais eu tenho muito interesse, levo muito tempo pra conseguir lê-los até o fim ou, muitas vezes, nem os leio. Deixo pra lá.

Eu vejo o pessoal falar que ama ler e eles parecem se concentrar bem na leitura, mas eu acho um saco! Tudo que eu vou ler, leio forçado.

A única coisa que não tenho preguiça de ler é alguma mensagem pra mim. Mas se for um livro ou revista, já era. E se for matéria em algum site eu abro as guias, mas elas passam semanas abertas até que eu acabo fechando tudo e não leio nada.

Enfim... Contem as suas relações com a leitura e se quiserem me dar alguma dica, esta será bem-vinda.

elas perguntam
21 27
eles respondem
anônimo
01/05/2020 14h10
O Maurício de Souza.
02/05/2020 02h30
Minha mãe, desde quase bebezinho, ela era professora de português e francês.
01/05/2020 14h41
A leitura nunca foi uma atividade presente na vida dos membros da minha família também, eu sou a exceção. Quem me incentivou a ler foram os filmes do Hary Potter, era muito fã quando criança, e não dava para esperar os filmes, para saber o que aconteceria com o bruxinho em seu próximo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts . Recorri então aos livros. Pedi e ganhei de aniversário, aos dez anos de idade, um livro da série (O Cálice de Fogo). A tradição continuou nos aniversários seguintes, nisso adquiri o hábito de leitura.

@Sendy-- Comece com leitura de ficção. Já que você gosta de ler mensagens, por que não começa lendo um romance epistolar? Nesse estilo, gostei muito de ler o Drácula, de Bram Stoker. Você pode começar lendo contos também, os de Machado de Assis são deliciosos.
03/05/2020 07h42
desde pequeno eu gostava de ler, passava muito tempo na biblioteca da escola, leitura é um habito
02/05/2020 17h15
Também não gosto de ler, eu apenas leio para tentar melhorar o meu português. Nunca tive alguem para me incentivar, meus pais são analfabetos e sem nenhum pingo de leitura, nem chegaram a entrar em uma escola.
01/05/2020 13h56
Minha tia, eu via ela lendo Harry Potter e mal podia esperar pra ler também. E eu vivia ao redor de HQs, revistinhas da Marvel e da DC, Homem Aranha e Batman.
anônimo
02/05/2020 18h05
Ninguém
anônimo
02/05/2020 17h07
Uma professora de português que eu tive.
02/05/2020 18h13
Meus velhos lêem muito. Consequentemente minha irmã e eu também lemos bastante.
No caso dos meus pais, eles sabem que ler mantém a mente ativa. Meu pai já vai fazer 68 e minha mãe 65. Eles morrem de medo de ficar esclerosados.
03/05/2020 06h43
Sendo sincero nunca tive vontade de ler, acho que é como os filmes mas que vc tenha q criar as imagens com a sua imaginação e eu gosto de já ter a obra criada. No caso, eu gosto quando leiam para mim, isso sim é maravilhoso, ainda mais quando é alguém que vc está apaixonado e vc ouve cada som saindo da boca dela e o jeito dela rir da situação kk
16/08/2020 23h05
Minha mãe passava atividades ai aprendi a ler, mais comecei a pegar gosto por leitura e a incentivação foi o Maurício de Souza.
Um cara que admiro muito um gênio da literatura brasileira.
16/08/2020 22h28
Eu demorei para começar, n tive incentivo nenhum a n ser o gosto por HQs, mangás e algumas histórias q viraram filmes. Por exemplo na qual eu comecei foi Parcy Jackson, q aliás só prestou nos livros...
16/08/2020 22h56
Eu meio que já tenho uma predisposição.
01/05/2020 13h47
MInha av'o
anônimo
01/05/2020 14h19
Ninguém me incentivou.
anônimo
02/05/2020 16h44
A matilda
anônimo
01/05/2020 16h54
Eu mesmo. Ninguém nunca me incentivou.
01/05/2020 16h56
No presídio q linha um livro tinha a pena reduzida a 3 dias, q era descontada do tempo de prisão. Por causa disso eu lia vários livros só pra reduzir minha pena.
anônimo
02/05/2020 02h28
Fui gostar de ler depois de velho. Nunca fui fã.
anônimo
02/05/2020 14h09
A minha fessora.
02/05/2020 16h44
Apesar da minha ler bastante e do meu gostar da leitura e falarem pra mim eu não gosto muito de ler
elas respondem
anônima
02/05/2020 17h05
Ninguém da minha família ou amigos costumam ler. Cresci acreditando que livros são entediantes e para gente nerd. Até que quando comecei a faculdade à distância, me interessei bastante por alguns assuntos e comecei procurar conteúdos de forma autodidata. Foi aí que comecei a me interessar pela leitura. Comprei alguns livros de assuntos relevantes para mim e comecei a ler pouco a pouco, percebi que podemos aprender muito com eles e hoje acredito realmente que alguns livros são preciosos e transformadores.
Enfim, o que eu quero dizer é, comece a ler sobre algo que realmente seja interessante pra vc. Qual a sua paixão? Quais assuntos vc gosta? Ler algo sobre um assunto que vc gosta é muito mais prazeroso do que ler livros aleatórios.
01/05/2020 14h02
Saí de uma escola pública e fui cursar o ensino médio numa particular como bolsista. Precisava de nota pra manter a bolsa, o que me tornou disciplinada com o estudo. Nisso tive uma professora de português e literatura que passava listas mensais de livros, foi aí que aprendi a gostar e entender a importância da leitura. As primeiras vezes que li obras clássicas não entendi absolutamente nada, depois começou a fazer sentido e a sensação era muito prazerosa.
anônima
02/05/2020 14h14
Minha mãe. Ela era uma leitora assídua e me comprava livros e gibis. Mas ela incentivou meu irmão também e ele nunca desenvolveu o mesmo gosto pela literatura que eu, foi pro lado do cinema.
anônima
02/05/2020 17h08
Meu pai lia gibis pra mim e eu queria ler sozinha. Quando aprendi a ler ia na biblioteca toda semana pegar livros emprestados
02/05/2020 18h09
Eu mesma interessei por leitura quando era pequena, porque minha mãe não gosta de ler e acha que gastar dinheiro com livro é uma bobeira.
01/05/2020 13h55
Minha avó. Sempre que eu ia passar as férias lá ela me entregava um monte de livros, que eram dos meus tios, e eu passava a tarde lendo as histórias.
anônima
01/05/2020 13h48
Na 5 série uma professora sugeriu que cada um escolhesse um livro da biblioteca pra ler e falar sobre o livro. Depois desse tomei gosto pela leitura.
anônima
16/08/2020 22h20
Hummmn
02/05/2020 17h58
Meus pais gostam de ler, mas o incentivo veio na escola.
Antes eu gostava muito de ler, hj eu não tenho um pingo de paciência, não sei pq.
02/05/2020 18h05
Talvez minha mãe, ela gosta de ler e meu tio também. Ele me emprestava livros, pedia pra eu ler e depois contar pra ele a história...
anônima
16/08/2020 22h28
Meus pais não tem esse habito, não tive esse exemplo dentro de casa. Mas eu e a minha irmã sempre fomos atraída por leitura.
anônima
16/08/2020 22h48
Desde pequena minha família me dava livros e tals mas eram aqueles infantis sabe? E eu adorava, porém durante um período da minha infância eu comecei a querer passar mais tempo brincando do que lendo ,digamos assim, ai os livros ficaram meio negligenciados. Depois dessa fase eu comecei a ler gibis da turma da Mônica(amo até hj rsrsrs) e acho que isso foi meio que um pontapé pra eu começar a ler livros, primeiro livros com imagens (durante muito tempo kkk só queria esses) e depois fui desenvolvendo meu gosto por romances e suspenses aí eu não parei mais, principalmente agora no ensino médio me considero uma leitora voraz.
anônima
16/08/2020 22h59
Pais e professores.
anônima
16/08/2020 23h02
Eu mesma
anônima
01/05/2020 13h45
Foi a minha iniciativa. Eu queria aprender ler rápido. Sentia que estava perdendo muita coisa (nisso eu tinha uns 6/7 anos.)Mas depois perdi o interesse e por volta da metade da adolescência eu me interessei muito por contos. Livros mesmo só no fim da adolescência porque demorei para achar gêneros do meu agrado.
anônima
01/05/2020 14h48
Eu amo mkk
anônima
01/05/2020 13h46
Minha mãe
anônima
01/05/2020 13h48
Acredito que meus pais, eu comecei muito tarde, aos 8 anos. Gostava de ler gibis, eram meus favoritos. Foi uma mudança gradual até começar a ler romances(livros divididos em capítulos) etc.
A internet teve um papel fundamental também, eu lia bastante histórias de fã pelo celular, isso manteve meu gosto pela leitura. A escola também, da 3º série até o 3 ano do ensino médio eu estava lendo algum livro por lá. E é como eu disse antes, em um outro tópico sobre leitura, eu leio quase tudo hahaha.
anônima
01/05/2020 13h51
Ninguém, peguei um livro por curiosidade e ele despertou meu amor pela leitura
anônima
01/05/2020 13h53
Ninguém e não leio
01/05/2020 14h22
Foi na escola, eu sempre ia para biblioteca durante o intervalo, o meu primeiro livro foi Passageiros da Ilusão. Foi o livro que me abriu as portas para os romances literários.
01/05/2020 14h27
Acho que foi meus pais n lembro direito sempre tinha livrinhos quando pequena
anônima
01/05/2020 14h28
Minha mãe, ela não teve muita oportunidade, mas incentivou eu e minha irmã, talvez por ela não ter tido.
anônima
01/05/2020 16h52
Uma amiga, há muitos anos atrás ela me apresentou a saga Crepúsculo, a qual comprei e li emu ma semana, depois disso não parei de ler.
anônima
02/05/2020 14h11
Ninguém. Ninguém nunca me incentivou a estudar, eu que sempre quis ser alguém na vida msm
anônima
02/05/2020 16h42
meus pais, desde criança sempre tínhamos mtoooo livros. ganhava tbm, mas eu não gostava, apenas depois que fui gostando