Depende para quê você quer.
O PC gamer vai ter muitas utilidades, eu tenho um pra rodar os programas que eu faço projetos em 3d.
Uso uma NVIDIA 1080, processador i9 e 64Gb de ram e um monitor 128fps. Para mim está ótimo. Foi um dinheiro bem gasto, pois em 1 ano já havia se pagado.
Pra bem dizer gastei o valor do PS5.
Comprei tudo no Paraguay.
Ambos têm vantagens e desvantagens.
Montar um PC que tenha o mesmo poder gráfico de um console não é fácil, você vai pagar bem caro, em torno de 6~7 mil reais, para que tenha uma ótima experiência em todos os jogos. Se você for optar por montar, talvez consiga preços menores nas peças se tiver bastante paciência em esperar as promoções e tal, mesmo assim, o preço pode lhe desanimar. Só uma placa de vídeo top de linha passa dos 3~4 ou 5 mil reais.
Mas você pode optar por um PC mediano, e talvez consiga montar ele em torno de 3~4 mil reais. Também dependa da qualidade das peças que você usará, se vai de processadores INTEL ou de AMD, ou se vai de placa de vídeo Geforce ou de Radeon.
Na hora de revender, o console ganha em disparada, pois um console de 4 anos atrás ainda vale algo no mercado, talvez 1/2 do valor que você pagou, mas um PC, mesmo que bom, dificilmente você vai recuperar 1/3 do valor que gastou quando montou ele, ninguém que joga em PC vai querer um PC novo que tem 4 ou 5 anos de processador, principalmente sem saber os cuidados que você teve.
Resumindo:
O console é mais fácil para comprar, configurar e para vender, porém durante o tempo de uso, você gastará muito dinheiro com jogos e não terá a mesma liberdade que um computador tem.
O computador é mais difícil para comprar, configurar e para vender, porém durante o tempo de uso, você gastará menos em jogos, tendo também a possibilidade de baixar jogos da internet.