Porque pai geralmente não gosta dos filhos. Não tem muito apego emocional, não dá grandes demonstrações de carinho, além de abanadoná-los. Essa lei que obriga o homem a dar pensão alimentícia aos seus filhos não foi criada à toa.
Mas óbvio que existem, sim, pais incríveis. Mas ao mesmo tempo é muito fácil você encontrar exemplos de pessoas que foram abandonadas pelo pai ou tratadas por ele com indiferença etc.
Simplesmente porque na maioria dos casos, o homem abandona a mulher grávida. E mesmo que o homem abandone, ela nunca deixa o filho. Mulheres sempre fazem de tudo para cuidar da criança. E os homens (uma parte deles) não querem ter filhos, não quer ter responsabilidade perante outra vida; não quer se prender. É quase raro ver pai solteiro por aí, quase raro encontrar homens que querem ser pais.... Enfim.....
Nunca vi pessoas depreciando bons pais. Qualquer vídeo de homem cuidando de bebês as pessoas elogiam. Pais solteiros são vistos como semi deuses por cuidarem sozinhos dos filhos. Larga de ser paranoico.
Na verdade, endeusam mais os homens pelo mínimo. Pai troca uma fralda e é endeusado, "nossa, que homem perfeito, que exemplo de perfeição, um Deus na Terra" só falta organizarem uma parada em homenagem ao ato maravilhoso dele. Já se a mãe cuida do filho "não fez mais do que a obrigação".
Porque frequentemente a figura materna teve que realizar todo o trabalho de criação direto da criança
E uma depreciação geral da figura da mulher também parece ocorrer.
Acredito que as mulheres são mais apreciadas nisso porque elas se sacrificam pelos filhos,dão carinho, cuidam,passam maioria do tempo com eles.
Sobre os pais,o que eles devem fazer é cuidar da família e dos filhos, dar comida,defender a casa e essas coisas. Então, eles são mais depreciados. Mas os dois são importantíssimos para uma criança. Se não, nem nasceriam.
Também existem casos de abandono por parte de pais,isso meio que faz as pessoas pensarem que os pais bons só fazem o papel deles. A desconfiança em homens foi eternizada no ambiente. Até que dá de se entender,casos de traições, abandonos e tudo o que já sabem.
Tem pais ruins, mas no caso dos bons pais, no caso de uma separação a criança deveria ficar com ele. Seria mais justo. A criança é muito mais do pai do que da mãe. Quem colocou a criança na barriga da mãe foi o pai.