Os ricos só se mantêm ricos porque exploram a força de trabalho dos pobres. Mas, se por um lado, são poderosos, porque detêm os meios de produção (as terras, as fábricas, as indústrias), por outro, são extremamente frágeis, já que não sabem produzir. Sem os trabalhadores, não são nada. Cientes dessa fragilidade, fazem de tudo para que as estruturas se conservem tal como são. Fazem de tudo para garantir a manutenção de sua posição na pirâmide social. Portanto, essa suposta "ajuda" ou "compensação" que você (com razão) acha que eles nos devem jamais virá. Nem em momentos de crise, nem nunca. Não voluntariamente. Teremos que tomar à força.
Não diria ajuda, mas estabilidade financeira ou status. Mas, não é algo atual, a hierarquia sempre existiu ao longo dos tempos.
Veja o sistema feudal, os egípcios... É um grupo minoritário que explora o grupo de maior número para trabalhar a favor dele.
Grande parte das pessoas que reclamam de desigualdade social não sabe como ela começa, o porquê ela existe, e muito menos como corrigir isso.
A única mágica que alguns idiotas inventam é tirar dos ricos para dar aos pobres, como se fosse simples isso. Mas vai explicar, é como explicar raiz quadrada a um macaco.
Sem entrar nas questões históricas, de como se tornaram ricos. Essa riqueza deles, são sustentadas pelos bens duráveis e de consumo, que são produzidas pelos pobres. Como existe uma ínfima possiblidade de ascensão social, criaram a pirâmide financeira, que acaba com qualquer possibilidade de mobilidade social. E para manter isso, eles precisam dar esmolas que não passem da necessidade de sobrevivência.
Quer ganhar dinheiro? Atenda demandas. Faça o que pessoas demandam e os outros não fazem ou faça melhor. Pare de achar que o mundo lhe deve algo.
A ignorância econômica neste país é avassaladora. Povo acha que imprimir dinheiro e sair distribuindo por aí vai deixar o povo "menos pobre".