Na composição do esperma é possível encontrar aminoácidos, frutose, enzimas, flavinas, prostaglandinas, ferro e vitaminas B e C. Além disso, por conter líquido produzido na próstata, o sêmen contém ainda proteínas, fosfatase ácida, ácido cítrico, colesterol, fibrinolisina, enzimas proteolíticas e zinco.
*FAZ MAL ENGOLIR?*
A maior parte dos constituintes do sêmen estão testados e são completamente seguros para a saúde. Por isso, não se considera que engolir sêmen possa fazer mal.
No entanto, existe um pequeno número de pessoas que sofre com hipersensibilidade ao plasma seminal, que é um tipo de alergia rara que pode aparecer depois de entrar em contato com o esperma.
*COMO PRODUZIR UM SÊMEN SAUDÁVEL?*
Para produzir um sêmen saudável, o homem deve:
- Manter um peso saudável e praticar exercício físico com regularidade;
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais que contêm antioxidantes;
- Evitar pegar infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como clamídia, gonorreia ou sífilis.
- Além disso, reduzir o estresse e evitar consumo de álcool e cigarro também é importante para ajudar na produção dos hormônios reguladores da produção do esperma.
*É POSSÍVEL MUDAR O SABOR?*
O sabor do sêmen geralmente se mantém constante ao longo do tempo. Porém, alguns estudos indicam que a dieta do homem pode influenciar ligeiramente o sabor, assim como acontece com a grande parte dos fluidos corporais.
Alguns dos alimentos que parecem afetar o saber do sêmen mais diretamente incluem canela, aipo, salsinha, noz moscada, abacaxi, mamão ou laranja, por exemplo.