Porque não é a igreja que determina nada e sim Deus que sempre existiu e o que Ele espera de nós está registrado na Bíblia, se seguir igreja estará invertendo tudo. A questão não é o casamento burocrático e sim a monogamia e a estabilidade da união. O casamento é apenas a oficialização dentro das leis humanas do compromisso assumido.
O sexo veio antes da Igreja, mas o casamento também. Não é transar que é errado, é transar fora do casamento. E por um motivo muito simples (um dos motivos, há mais): uma das funções do sexo é gerar outros seres humanos, fazer filhos, e não há lugar mais adequado para gerá-los que em um casamento.
Eu não acredito que um ser superior dê uma sentença eterna por algo que ELE mesmo criou... Ou ELE errou antes ou depois, então não seria perfeito, ELE não existe, ou isso é conversa fiada de líder religioso para controlar o que vc faz e te manter culpado e com medo.
a igreja não sabe de nada, qualquer um que estudou o ensino médio sabe que no decorrer da história ela matou mais que qualquer facista/comunista, eles falam essas merdas p/ te taxar de pecador, te ganhar no medo e te manipular. Se você acredita em Deus, acredite por si, a igreja foi criada pelo homem com o unico propósito de manipular e conquistar.