Eu aprendi quando era criança, só vi qual era o movimento de cada peça e fui aprendendo a jogar jogando.
anônimo
10/05/2020 07h57
No YouTube ensina
10/05/2020 04h15
YouTube tem bastante aulas, estratégias, tipos de xeques...
10/05/2020 04h25
Aprenda os movimentos das peças, o que é um roque, algumas jogadas básicas... se usa o Windows 7, começa a praticar pelo Chess Titans (não esqueça de deixar no nível de dificuldade mais baixo), depois de não sei quantas derrotas que sofrerá do PC, você começa a pegar o jeito.
anônimo
10/05/2020 04h26
Eu jogava
anônimo
10/05/2020 07h52
Eu gosto bastante. O lichess.com tem a melhor didática que eu conheço para ensinar, é bem prático e dinâmico. Agora, para jogar online o melhor é o chess.com, tem mais gente e o layout é muito mais agradável.
Dicas:
Aprenda os movimentos das peças
Foque em aprender 1 ou 2 aberturas
Aprenda a jogar os finais do xadrez
Use os movimentos com múltiplos propósitos
Sempre pense sobre o que o adversário planeja fazer
Se quiser realmente ficar boa, comece a estudar um jogador/jogadora famoso(a), e se inspire no estilo deles
Fora isso, leia livros ou assista vídeos no Youtube. O canal do Xadrez Brasil e do GrandeMestre Evandro Barbosa são bons para aprender.
Parabéns pela iniciativa.
10/05/2020 10h52
Aprendi quando criança lendo as instruções. Mas na internet ensina melhor
10/05/2020 10h53
Eu jogo. Aprendi com o meu tio e desde então fui aprofundando. Se quiser aprender o básico, apenas pesquisando os movimentos das peças e as leis de abertura no YT, você já consegue jogar as partidas. Há muitos sites/aplicativos para se jogar xadrez. Os melhores são o chess.com e o lichess. Mas, para jogar xadrez, eu ainda prefiro o lichess. E para aprender, prefiro o chess.com (ele possui diversos artigos sobre xadrez).

Agora, se você quiser estudar o xadrez de verdade, o youtube não vai bastar. Você terá que recorrer aos livros de xadrez, que em sua maioria estão em espanhol ou inglês.

Se quiser treinar, você pode usar o chesstempo. Esse, que é consagrado o melhor site para evoluir na tática no xadrez. Mas é como eu disse... se quiser se aprofundar nesse mundo, só o chesstempo e algumas aulas do youtube não vai funcionar. Agora, se deseja ficar entre intermediário~básico, os mesmos vão te ajudar muito.
10/05/2020 11h20
Tem tutoriais no youtube, só ter paciência e as peças
elas respondem
10/05/2020 10h44
Jogo desde os 8 anos.
Vc pode aprender na internet, tem jogos online.
anônima
10/05/2020 10h54
Quero aprender a jogar
10/05/2020 11h00
Assistir vídeos no YouTube pode ajudar, ter alguém pra treinar as jogadas também. Outra coisa que me ajudou a melhorar pra caramba, foi começar a estudar e criar estratégias de guerra, mas aí só vale a pena se tu curti o assunto mesmo.
10/05/2020 11h15
Ontem mesmo eu estava vendo isso no YouTube, tem muitos canais que ensinam.