Eu tenho um namoro de 5 anos, amo ele e a companhia dele, várias vezes já briguei por conta de estarmos juntos a anos e não ter casado ainda ou morarmos juntos, tenho 2 sobrinhos da minha irmã mais velha e hoje descobrimos que minha irmã do meio está grávida tbm, e aí me bateu um sentimento estranho algo me dizendo que daqui a pouco vai ser minha vez, e tipo eu parei pra pensar em casar e ter filhos, me bateu insegurança, medo de encarar uma vida " adulta" sei lá, e eu acho que não estou preparada pra isso, o problema que já namoramos a anos e sei que já já vamos ter nossa vida juntos e etc.. Até por que ao mesmo tempo que tenho medo disso eu me sinto passada pra trás em ver todo mundo construindo família e eu ainda aqui no mesmo lugar, não sei explicar tô com uma sensação muito estranha. Tenho 19 anos faço 20 mês que vem e meu namorado faz 22 tbm.

elas perguntam
5 7
eles respondem
12/05/2020 21h13
Você ainda está muito nova pra se preocupar com isso. Vão se divertir, curtir a vida, viajar, morar juntos quando puder..
Quando decidirem ter filhos se for o caso, vcs vão conversar sobre. Só tome os cuidados para não te-lo antes.
12/05/2020 21h24
Vocês dois ainda são novos, até me impressionei namoro de adolescente não costuma durar. Não tem que se preocupar com isso agora. Acho que são muito novos pra casamento, filhos e morar juntos, mas cada um sabe o que faz da sua vida.
anônimo
12/05/2020 21h26
Muito nova para ter filhos, vcs possuem dinheiro para sustentar um casa?
anônimo
12/05/2020 21h30
Caramba você é mt nova, ter família é algo para se pensar mais à frente. O melhor que vc pode fazer por si msm é crescer como pessoa, estude e passe em um concurso público, procure um bom emprego para ser independente, depois vc verá quem realmente ficou para trás... Dê orgulho à vc msm ;)
elas respondem
anônima
12/05/2020 16h56
Não, tá tudo certo, cada pessoa tem seu tempo, não precisa se sentir pressionada, eu particularmente acho vocês muito novos para pensar em ter filhos, mas isso vai de cada pessoa.
anônima
12/05/2020 16h55
Arruma logo um filho.
anônima
12/05/2020 16h51
já passou da hora, namorar 5 anos ? credo
12/05/2020 16h56
Acho que medo, até certo nível, é normal em certas ocasiões. Me seria estranho se alguém falasse que se sente totalmente pronto e capaz de educar uma criança...
Desde que esse medo esteja no nível "normal", e seja do tipo que falei, acho comum...
12/05/2020 18h57
Pra começar eu pessoalmente acho que com 19 anos ainda é muito cedo. Ter filho é uma responsabilidade muito grande, exige muita esforço e dedicação pra criar uma criança, se você não se sente preparada é super normal, vc só tem 19 anos mesmo... e outra cada um tem o seu tempo, se tua irmã, prima, amiga ou seila está tendo filho agora é porque chegou o tempo delas, não queira você se apressar só pra estar na mesma fase que a delas, e por fim vocês são um casal jovem (vc principalmente), então aproveitem essa fase de namoro como deve ser, embora tenham namorado por 5 anos, não significa que já está na altura de casar, ter filho ou qualquer que seja a coisa que um casal que já está junto a esse tempo normalmente faz. . . Aproveita a sua juventude ao lado de seu namorado e quando você/vocês sentirem que realmente chegou a altura de dar grandes passos vocês darão.
12/05/2020 20h54
Eu sei como é esse sentimento de se sentir atrasada em algo, ou se questionar sobre algo que a maioria das pessoas espera que você faça. Não vale a pena casar se não tiver plena certeza. Você é tão novinha, tem tantas escolhas pra fazer ainda. Vai amadurecer muito nós próximos anos. Pode acabar mudando sua perspectiva, desejar outras coisas, enchergar seu companheiro de uma maneira diferente, e estar presa a algo que não era o que você queria, por imaturidade. Acho o amor lindo! Casar é lindo! Mas não faça nada por pressão, mesmo que essa pressão venha única e exclusivamente de você. Filhos então, nem se fala.. é algo que precisa ser muito bem pensado, pois é pra sempre. Qualquer vestícios de dúvida, repense, adie. Se for pra ser, vai ser. Se há amor, ele vai saber ser compreensivo.
anônima
12/05/2020 21h20
Muito comum em familia desestruturada, só de ver a situação das suas irmãs se percebe isso.
Fuja dessa, tome anticoncepcional, use camisinha, sempre, pelo menos 2 métodos contraceptivos.
Não fique com esses pensamentos, vai procurar ser independente, filhos e casamento só traz dor de cabeça e desgaste. Curta sua juventude e seu namoro, não queira avançar as coisas, você só tem 19 anos. Deixa para quando tiver uns 25 pelo menos, tem muita coisa para se viver ainda.