Quando mais tempo (idade), maiores podem ser as complicações durante gravidez. Porém, creio que até antes dos 40, pode ser razoavelmente tranquilo. O melhor de tudo é ter acompanhamento e orientação de um médico especializado.
Entre ter filho aos 23 e aos 35, eu ficaria com a segunda opção. Planejamento é tudo e eu vejo pela minha irmã e meu cunhado. Minha irmã estudou, fez 2 pós-graduações, passou num concurso público, trabalha na área que ela gosta bem remunerada e já viajou pra vários países. Ela se casou aos 21 e só foi ter minha sobrinha com 33 para 34 anos. Acho que até 35, 36 ainda dá pra ter filho e provavelmente vc estará bem estruturada na vida.
Quanto mais velha a mulher fica, maiores as complicações de uma gravidez. Maiores chances dos bebes nascerem com problemas genéticos. Mas não acho que seja muito velha não.
Tenho uma vizinha que teve filho com 40 anos e foi bem tranquilo a bebê não teve nada. Esse pensamento de que se engravidar tarde é perigoso é bem arcaico, hj em dia tem acesso a tratamentos e acompanhamento e da tudo certo.
Depois dos 40 sim que começa a ser perigoso.
Eu q n vou ter filhos com vinte e poucos sem qlqr estrutura, só terei depois dos 30 tbm.
É um pensamento contemporâneo ter filhos depois dos 30.
A mulher atual quer estudar e se organizar primeiro, para depois ser mãe com tranquilidade.
Não acho que estará velha, mas se quiser dois, tem que apressar o próximo para até os 40 anos e assim minimizar a chance de algum risco.