Já passou da hora de tomar uma medida assim, poderia começar com algo em torno de R$ 120,00, com banimento das redes sociais em caso de reincidência.
E claro, tem que valer para os políticos também.
Bem interessante essa medida, tem que ser colocada em ação o mais rápido possível.
Assim as pessoas irão pesquisar a antes de postar merda.
Tipo aquela moça que postou sobre os caixões que tinham pedra dentro, ela foi processada. Acredito que isso iria diminuir muitas postagens equivocadas.
Multa proporcional ao rendimento de quem espalhou. Se for algo grave, ver se ele está vinculado a partido ou algum tipo de organização, para que a multa se aplique a instituição tbm, não apenas a pessoa física.
Há um episódio de um podcast que eu ouço, o Anticast, no qual se reúnem filósofos e historiadores para discutir o fenômeno da pós verdade. É antigo, de uns 03 anos atrás. Mas ele é bem didático sobre o assunto.
Multa de 10% a 20% sobre o valor do salário ou rendimento mensal do criador do fake News. Outra punição seria a retratação do infrator pelos mesmos meios q divulgou a notícia falsa, além de prestação de serviços comunitários.
Isso é uma merda. O Estado não deveria interferir nas liberdades individuais, isso dá margem para censuras e perseguições de desafetos políticos-ideologicos, mais uma face do politicamente correto. A única coisa a se fazer é educar e alertar as pessoas para q não acreditem em qualquer meio, checar as coisas etc.
E outra, a maioria das pessoas q acreditam em fake news absurdas, já tinham aquela ideia e apenas reforça. Ela quer estar naquela bolha. Os bolsominios por ex, se vc lançar uma fake na linha q ele segue, ele não liga se é vdd, ele passa pra frente e foda-se, reforça a sua narrativa. Se ele receber uma fake q seja contrário, ele vai na hora ver se é vdd, se preocupa, pois tem q rebater aquilo.
Zero.
Aparenta apenas ser uma medida para os governadores se blindarem, eles é que vão decidir o que é falso ou não, se são eles que estão organizando isso, se a "notícia falsa" vier deles ou de aliados, não contará como dessa forma.