Tive pouca experiência com monografia, e graças a Deus não fui reprovado nenhuma e vez. E pelo que vi das avaliações, o que conta é o conteúdo e forma pela qual você dispôs esse assunto (forma como ordenou/organizou as ideias, a forma como passou a mensagem, a facilidade de encontrar algum assunto específico na monografia, enfim) pude ver isso tanto nas minhas avaliações quanto de outros colegas. E se tiver apresentação com a banca, vai da forma como você apresenta seu trabalho. Isso influencia bastante.
No início, quando ouvi essa palavra e os processos envolvidos na construção da monografia, tive medo. E esse medo foi embora conforme eu vivenciava cada passo da elaboração da monografia (projeto orientado). Busquei um tema que eu dominava, o professor para orientar-me nessa empreitada. Foi desafiador, pois eu montei a minha monografia aprendendo a manipular um novo software (o LaTeX). Gostei da experiência.
Fiz duas e um artigo/tcc. Morria de medo da apresentação também, mas ocorreu tudo bem nas duas, vá tranquila com algumas anotações consisas com introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso de alto índice de reprovação é mito, acontece muito por causa de plágio, pelo menos foram os únicos casos que eu ouvi falar.
Foi tranquilo até demais, já conhecia os professores, então estava super à vontade.
Tão à vontade que acho que eu poderia ter apresentado melhor. Mas deu certo! Tirei 10. :D
Se você tem um orientador que te diz que seu trabalho tá bom, não tem erro.
Meu orientador foi um anjo na minha vida, eu Tava com muuuito medo e ele foi numa banca que ele ia reprovar o cara, mas o orientador não deixou. Então assim, se teu professor te manda pra banca, é porque ele confia.