Quando acontece isso é porque a pessoa já tava paquerando e ficando com outra pessoa antes de terminar o namoro. Ou outra coisa: a pessoa procura desesperadamente por outra e finge que gosta, só pra mostrar pra ex que já ta namorando e superou o término, é o chamado relacionamento rebote.
Há dois tipos de pessoas que fazem isso: os carentes e os sacanas.
Os sacanas já tinham alguém à espreita para quando acabassem. Esses não amavam de verdade, já que tinham um plano B guardado ou já que se entregam fácil. Podia sentir paixão, mas não amor.
Os carentes não aguentam a solidão, e vão chorar as mágoas de uma pessoa com outra. Esses amavam de verdade. Se o relacionamento tapa-buraco dará certo só o tempo dirá (às vezes dá), mas a pessoa não está realmente apaixonada pela segunda pessoa.
Um relacionamento não acaba de um dia pro outro, a pessoa não acordou e simplesmente falou que não amava mais a outra... quando chega ao ponto de separar é pq já não sente mais nada mesmo. Agora, cada um tem sua maneira de seguir um pós-namoro, umas realmente tentam se mostrar superior, outras preferem ficar sozinhas e algumas realmente encontram alguém rápido.
Há ainda o caso da pessoa já está se relacionando com outra mesmo ainda estando namorando.