eles respondem
Escola tem de ser LAICA
À época em que estava no primário uma das "tias" fazia uma oração em forma de musiquinha na hora do almoço. Era algo bacana, alegre, sem forçação de barra.
Agora, fazer proselitismo religioso em uma sala de aula é temerário.
sim, estudei em um colégio católico e n vejo pq uma criança n ter aulas sobre a religião, ate pq a cultura ocidental basicamente e católica, saber sobre isso e entender o lugar onde se vive tbm.
Religião só traz guerra, pra mim não tinha que ter em escola nem em lugar nenhum
A escola que eu estudei não tinha nada religioso, e eu gostei. Prefiro laica, mas aceito uma escola que tenha um ensino religioso abrangente sem problemas. Qualquer sinal de favorecimento a uma religião me faria remover meus filhos de lá.
Do jardim ao pré estudei numa escola que era comandada por freiras. Obviamente tinha os momentos de oração pelo lanche. Mas não lembro de nada muito além disso.
Se eu tivesse um filho iria preferir que ele estudasse numa escola laica. O papel da escola não é ensinar religião. Isso é responsabilidade dos pais e mesmo assim é uma escolha dos filhos seguir ou não.
(X) Laica, a escola não é lugar para falar de religião.
A ideia é bacana quando abrange todas as religiões possíveis, mas não acho que isso seria feito de forma honesta.
Tinha o pai nosso todos os dias não era uma escola religiosa.
Sim, sempre tinha oração e hino da cidade. E isso não e politização, só patriotismo e religião mesmo
Tinha sim. Um negócio chato que eu achava era o momento que a professora mandava fechar os olhos e ficar estralando o dedo (eu não sabia estralar o dedo na época )
Eu smp estudei em escolas q tinham regras rígidas, boa parte foi em militar, amei, e colocaria meus filhos lá pq sei q o ensino está geralmente no top 10 escolas públicas do meu estado, dei sorte de entrar lá. Já estudei por 3 anos em uma católica, 1 vez na semana tinha a Ave Maria, nunca foi um problema pra mim, mas seria bom uma escola que trabalhe com as religiões, falando um pouco de cada e tals, como disciplina. Eu tive essa disciplina, ensino religioso, considero importante, desde que bem ministrada, ensino religioso é discussão e conhecimento de religiões, não indução à uma, ou em tese não deveria ser.
Laica, escola não eh lugar para falar de religião. Mas não me incomodaria se houvesse uma disciplina religiosa. Na minha escolha havia uma matéria sobre ensino religioso, basicamente ensinava sobre a bíblia, mas eu não ligava muito e tbm não reprovava.
Laica, escola não é lugar para falar de religião. Tinha aula de religião, mas era forçado e alguns odiavam.
(X) Laica, a escola não é lugar para falar de religião.
Considero responsabilidade dos pais.
Tinha hino, orações, seita satânicas, tudo dhaxo.
Os meus vão pra escola militar. Já que eu tive que passar por aquela bosta, eles também irão.
Laica
Apesar de que tive o Jardim de infância e o fundamental 1 em escola que tinham freiras, e tinha que agradecer pelo alimento.
Sim, pq eu estudei em uma escola católica. Até aí tudo bem.
Mas depois fui para uma escola pública e lá faziam a oração, mas um certo governador do DF proibiu oração nas escolas públicas justamente pq o estado é laico.
Mas se eu tivesse filho(a), colocaria numa escola católica(de preferência os dos Salesianos q foi onde eu estudei)
Escola tem que ser laica, exceto aquelas que são da igreja católica.
Estudei em escola pública, na sexta série, tinha uma professora de religião que obrigava a todos a rezar na sala. Autoritarismo puro.
Sim tinha e eu preferiria que a escola do meu filho fosse laica
Orações e o Hino Nacional
*Não me incomodaria se a escola trabalhasse com todas as religiões.*
Na alfabetização tinha oração no inicio e no fim das aulas que nem catequese,nao achava ruim nao sou de uma família religiosa,porem depois vem o tal do hino do Brasil e do meu estado eu não gostava disso,kkk
elas respondem
Até a 4 série eu estudei em escola Batista , um aluno fazia a oração antes da aula, escolheria laica ou evangélica
Bem, na minha opinião como mãe, te conto o que pautou a minha escolha, opinião que foi pautada por alguns contatos profissionais que tive com algumas escolas.
Pela minha profissão eu conheço várias escolas. Das laicas e das escolas confessionais.
Primeiro, uma escola que se diz confessional e ensina exclusivamente o aluno rezar, tá errada. Eu diria que o "selo" de escola confessional vem quando aquela instituição de ensino se compromete a repassar toda a filosofia da religião. E gente, a religião em termos puros, a grande maioria é linda. São pautadas em projetos de vida, de engajamento social, de amor ao próximo.
Que mãe não quer isso para os seus filhos? Que pai não que seus filhos cresçam em ambientes de exemplo humanitário.
E acredite, nesse sentido as escolas confessionais são melhores que as escolas laicas.
Existe uma grande desconfiança a tudo o que se diz religioso. Mas é preciso ter cuidado. Existem milhares de iniciativas educacionais humanitárias, por exemplo, exercidas por instituições religiosas. E ter que fazer uma reza no meio de uma prática, nada mais é que ter respeito pela prática do outro.
Estudei em escola católica e tinha reza.
Para o meu filho eu escolhi a escola Laica, pois escola não é lugar pra falar de religião.
Isso torna seres pensantes e não alienados a religião.
Só dá primeira a quarta série, que tinha umas orações. Da quinta em diante não teve mais.
Para mim tanto faz, não vai ser a escola que vai fazer a religião do meu "suposto" filho. Mas já percebi que colégios religiosos costumam serem mais organizados e rígidos, não sei se é impressão. Minha irmã estudou a vida toda numa católica, mas não tinha nada de reza nem nada, só era organizado por pessoas católicas e freiras.
Tinha, sempre que entravámos na sala oravámos e eu não vejo problema nisso, nunca me afetou.
Laica... Creio que na escola não há pessoas preparadas para ensino religioso. Isso deve ser feito em ambientes seculares.
Minha escola era laica e se tivesse um filho, iria preferir laica tbm.
Tinha
ia por em uma laica, meu filho estão livres pra escolher e espero poder viajar ao mundo com eles para que vivenciem um pouco de cada.
No primário tinha uns momentos de oração.
Sobre uma escola pra um filho meu:
▪︎(x) Laica, a escola não é lugar para falar de religião.
Não tinha nada disso, mas se eu tivesse um filho, eu iria preferir que a escola fosse Laica, não acho que escola é o melhor ambiente para falar de religião, principalmente se o foco for apenas em uma se esquecendo das outras.
Mas em contraponto, eu poderia aceitar uma escola que trabalhasse com todas as religiões, seria interessante um estudo sério sobre, mas aí eu analisaria qual a melhor no momento.
Nenhuma das alternativas, as respostas estão tendenciosas e eu não concordo totalmente com nenhuma delas.
Ensinar sobre a história das religiões sim,sem partir para o campo religioso de fato.
Na época que eu estudei, a professora de artes iniciava rezando um pai nosso católico, e tinha uma TJ na sala que não participava,era bem constrangedor, e a professora não gostava.
Lembro que isso acontecia no prezinho, a diretora costumava orar o pai nosso antes das aulas.
Eu prefiro que seja laica.
Era escola pública e não tinha esses momentos, tentaram colocar aula de religião ou algo parecido, mas não deu certo e se tivesse um filho não gostaria que ele tivesse esse tipo de educação, prefiro escola laica.
Católica, assim como, me ensinaram a rezar.
Sim e queria que me filho passasse pelo mesmo
Sempre tinha uma reza ou oração antes da entrada...Este hábito existe em escolas laicas, católicas e Evangélicas.
Os colégios já trabalham todas as religiões nas aulas de ensino religioso
Sim, comecei estudando numa escola católica de freiras onde tinha oração antes de começar a aula todos os dias.
voto em:▪︎( ) Não impusesse nenhuma religião nas aulas, mas que houvesse o momento de agradecer e falar sobre o amor de Deus;
não quero ter filho.
Mas apesar de ser ateia iria preferir que estudasse numa escola catolica, as escolas do Brasil estão uma zona.
Laica, escola não é lugar para falar de religião.