É o seguinte, eu tenho 18 anos e aos 16 anos eu saí da escola por motivos pessoais. Aos 17 eu retomei os estudos pelo EAD, daqui 2 meses eu termino o ensino fundamental, minha primeira dúvida é; ao entrar no primeiro ano do ensino médio eu posso concluir o 'curso' pelo Enem ?

E eu também não faço a menor ideia de como funciona essas coisas, faculdade, vestibular, Enem etc etc. Alguém poderia me dar uma ajuda para eu entender melhor essas coisas ? Desculpe minha ignorância mas é perguntando e procurando conhecimento que deixamos de ser ignorante.

E por último, eu queria saber quanto custa para cursar Economia, alguém por favor pode me dar uma ajuda ?

elas perguntam
1 4
eles respondem
anônimo
11/06/2016 09h05
http://m.vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-obter-certificado-conclusao-ensino-medio-pelo-enem.htm
Tem um 0800 pra tirar dúvidas sobre enem. É mais eficaz que um site de entretenimento.

Posso estar enganado, mas no ano em que vc faz enem pra conclusão do ensino médio, ele não serve pra entrar em faculdade... mas o ideal é que vc tire a dúvida no local correto.
elas respondem
11/06/2016 02h58
Sim, dá pra concluir o Ensino Médio pelo ENEM. Tenho vários amigos que concluíram assim. Só tem uma nota mínima que precisa tirar, né. Antigamente era 400, hoje eu não sei, dá uma olhada no Edital do ENEM que diz. Depois de concluído, tu pode usar a nota do ENEM pra tentar o PROUNI, mas a nota de corte deve ser alta pra Economia. Geralmente cada disciplina na faculdade custa entre 200 e 500 em faculdades privadas regulares, salvo cursos que necessitam material mais específico. ^^
11/06/2016 07h57
Amiiiiga, que curso espetacular e amado pela economista que vos fala, escolheu bem... ^^
Eu não tenho média do valor, por que o meu curso de economia é em federal, mas não deva passar de 900,00.
Então, a partir do primeiro ano você já pode prestar o Enem como treineiro pra praticar, se caso você passe você precisará recorrer a justiça e pode ser demorado, justamente por que você não finalizou o ensino médio, demora mas você consegue.
Vamos entender o que é vestibular e o que é o ENEM.
O Enem você presta e escolhe dois cursos, se sua nota ultrapassar a nota de corte (que é variável todo ano) você pode escolher uma universidade que são disponibilizadas.
Já o vestibular, você precisa ir atrás da universidade e prestar a prova do mesmo, se sua nota tiver entre os 30(ou seja quantas vagas for) colocados você passa...
Se você tiver alguma outra dúvida, e eu puder ajudar, você pode responder esta pergunta. Boa sorte!
11/06/2016 02h52
Oi. Olha só, até onde eu sei ENEM não serve pra concluir nada. É um exame pós ensino médio. Vc terá que concluir o exame médio pra só então fazer o ENEM e após isso tentar vaga no Prouni, que te dá oportunidade de conseguir vaga em universidades públicas ou bolsas de estudos em particulares.
Sobre valores de mensalidades, não sei informar. Entra no site das universidades/faculdades perto da sua casa e pesquisa.
No site do MEC acho que tem muito material que dá pra sanar essas suas dúvidas.