As pessoas primitivas viviam em bandos, sem distinção de homens e mulheres. Da mesma forma que nem os gatos nem as gatas sabem que os filhotes são derivados do sexo feito muito tempo antes, nem os homens nem as mulheres sabiam que os bebês que uma mulher tinha eram associados a um homem.

Então alguém notou que, se a mulher não transasse, não engravidaria. Além disso, se ela só transasse com um homem, as chances eram de que o bebê parecesse fisicamente com aquele homem. Logo, os bebês carregavam um elo com os homens, carregavam seu sangue, tanto quanto o sangue da mulher. Os homens concluíram, então, que aqueles bebês eram o seu legado no mundo.
Não existia o conceito de LEGADO antes disso, mas esta criação mudou a história humana, pois ela firmou o mais antigo pacto social da humanidade: o casamento. O pacto era o seguinte: o homem daria proteção e sustento à mulher que, em troca, prometeria se deitar só com ele, de modo a ter apenas filhos dele, aumentando seu legado.

As pessoas começaram a formar comunidades estruturadas a partir daí, e notaram um problema: se o homem tiver filhos com suas próprias filhas ou se seus filhos tiverem filhos entre si, eles muitas vezes ficam doentes. O legado foi comprometido ao descobrir que consanguinidade era um problema. Este problema foi resolvido pela troca de mulheres entre diferentes patriarcas.
Mas isso criou não apenas o patriarcado, mas a noção de que a mulher é um bem, a ser negociado para vários fins: agradar um possível inimigo, firmar alianças, expandir negócios. A mulher era uma bem precioso, pois gerava legado, mas continuava sendo um bem, a ser protegido de ser tomado por outros homens.

Isso só mudou com a Revolução Industrial. Os empregadores não precisavam mais da mão-de-obra masculina forte ou qualificada (mulheres não tinham acesso à educação). Até crianças serviam. A mulher passou a poder sustentar a casa pela primeira vez nessa época, há só duzentos anos. Foi há pouco tempo que elas conquistaram direitos.

eles perguntam
7 11
elas respondem
anônima
22/05/2020 13h26
Achei muito interessante...
22/05/2020 14h03
... "ela firmou o mais antigo pacto social da humanidade: o casamento. O pacto era o seguinte: o homem daria proteção e sustento à mulher que, em troca, prometeria se deitar só com ele, de modo a ter apenas filhos dele"...

Muito interessante o seu texto, então quer dizer que o feminismo se deve à mulher ser independente e poder sustentar a casa?
05/03/2021 13h23
Muito Bom!
22/05/2020 14h07
Tanto é que se a mulher fosse estéril ela não conseguia se casar ou virava prostituta, em épocas de reinos a mulher começou a ter preço, e os homens queriam conquistar terras para conseguir ter mulheres, principalmente aqueles que não atraia tanto os olhares femininos .... e para a família da moça uma moeda de troca para adquirir riquezas através dos "dotes"
06/03/2021 18h33
De onde tirou essas idéias? Algum sociólogo, filósofo?
anônima
06/03/2021 18h49
Legal cara
anônima
06/03/2021 20h06
Muito interessante seu texto, concordo em várias coisas :)
eles respondem
22/05/2020 13h39
Não sei se é discordância ou complemento mas pra mim o patriarcado surgiu da necessidade de proteção fisica as mulheres em mundo sem leis e sem ética como conhecemos hoje, num mundo onde a sobrevivência dependia da força fisica os homens naturalmente tornam-se protragonistas. A única barreira que uma mulher tinha contra a violência do homem era outro homem e para obter isso tinha se submeter as nossas necessidade, aí que talvez tenha originado a "coisificação" da mulher porque se o homem a protege logo ela é dele pra fazer o que quiser, incluindo atribuindo valor ou não (por exemplo ser virgem). As religiões no geral usaram como esse pacto de proteção o casamento.
A Revolução industrial foi meio que uma quebra dessa necessidade da força bruta, tanto que até crianças trabalhavam, foi a oportunidade de a mulher iniciar seu processo de independência, chegando num mundo que temos hoje. O feminismo tentando bucar igualdade e respeito através da mundança dessa mentalidade passada mas que ainda tem raízes.
22/05/2020 13h58
"Os homens concluíram, então, que aqueles bebês eram o seu legado no mundo.
Não existia o conceito de LEGADO antes disso, mas esta criação mudou a história humana, pois ela firmou o mais antigo pacto social da humanidade: o casamento. "

Esse insight que os homens tiveram foi o bastante para fazê-los optar pelo casamento ao invés da vida de sexo casual? Pois me parece muito mais vantajoso para os homens um modo de vida onde eles não têm o dever de ser responsável por uma família e, simultaneamente, têm acesso a várias mulheres.
22/05/2020 13h22
Muito longo para ler... Vou esperar sair em filme.
22/05/2020 13h25
Você é historiador? @Karlos
22/05/2020 13h26
Jesus e Maria.
Perfeitos.
anônimo
26/12/2020 01h49
Respondi só pra atiçar mais treta.

Ah... esse espírito natalino...
anônimo
05/03/2021 11h53
Não quero nem ver se a @LaisM ou a @maripacheco passarem por aqui.
anônimo
05/03/2021 11h55
Acho que não entendi nada.
05/03/2021 11h58
Uma visão um pouco simplista, ele pulo na história para o casamento foi forçado, mas didático.
Existe algumas outras teorias sobre essa construção cultural, importante entender porque não temos mais por que manter certa mentalidade.
anônimo
22/05/2020 14h22
Massa, vou pesquisar sobre.