Antes de tudo, quero dizer que eu já pensei muito sobre isso, já pensei em todas as formas de dizer e, antes disso, tentei de todas as formas superar os pontos que me fizeram chegar à conclusão de que o término é inevitável.
Acontece que, num relacionamento de 14 anos, não é apenas o casal que está envolvido. Há muita expectativa tanto do casal quanto das famílias, e muita cobrança consigo mesmo por ter investido tanto tempo em um relacionamento que deu certo por 14 anos, mas que agora não funciona mais.
Nesse meio tempo, ficamos alguns meses separados. Nestes meses, sai com algumas mulheres e tive experiências excelentes. Mas como tinhamos muita ligação, acabamos voltando.
Eu tenho quase 30 anos, já conquistei quase tudo o que eu esperava ter conquistado quando mais jovem, como um apartamento bem localizado, um carro legal, uma reserva de emergência e uma boa quantia investida.
A parte material está bem encaminhada, mas ainda não plenamente resolvida. Achei importante citar esse ponto (financeiro) pois eu vim de família muito pobre e tive que batalhar MUITO pra conseguir chegar em uma situação mais segura como a de hoje.
E essa situação, em parte, é responsável pelo declínio de nossa relação (moramos juntos no meu apto. desde 2018 - de lá pra cá, só piorou tudo) e pelo aumento exponencial de meu anseio por liberdade - tanto conjugal quanto geográfica. Gosto do meu trabalho atual e tenho uma remuneração que nunca imaginei alcançar, mas agora sinto uma necessidade absurda de sair pelo mundo, passar alguns anos em cada país, explorar novas culturas, conhecer novas pessoas, ter novas experiências. Mesmo que nos amássemos, isso não seria possível, pois ela rechaça essa idéia com veemência.
Dito tudo o que disse acima, gostaria de perguntar a vocês, caso já tenham passado por relação semelhante: O que vocês fizeram ou fariam numa situação como essa? Como terminar sem deixar a parceira arrasada?
Obrigado pela paciência em ler tudo até aqui.
Abraço!

eles perguntam
26 9
elas respondem
anônima
22/05/2020 16h46
@GauchoPereira mitando kkkkk.
anônima
22/05/2020 17h28
Homem é tudo igual! Agora que conquistou o que queria financeiramente agora joga fora a mulher que estava com ele o tempo todo e aguentou poucas e boas e vai querer curtir o que tem com as outras.

Você é um lixo! Deveria valorizar a sua mulher e viver bem com ela e não vir com este papinho! Vira um homem que presta, toma vergonha na cara e para de usar as pessoas!

Nojo de homem igual a você!
anônima
22/05/2020 16h50
Olha eu namorei por 4 anos, e comecei então com 16 anos, e eu perdi muito tempo, mesmo que eu gostasse dele
eu aproveitei bem pouco minha vida, eu sentia muita falta de sair com outras pessoas, conversar com quem eu queria, sair me divertir, beijar outras bocas, nossa eu sempre queira alguém e não podia , enfim coisas que quem namora não faz, acho que namorar hoje em dia é perca de tempo, somos independentes , podemos fazer praticamente tudo sozinhos hoje em dia. E se você está em um relacionamento e se sente preso , sente que vai ser melhor longe de quem está com você faça isso, você tem que pensar em você na sua felicidade, não se prenda a algo que não te completa .
anônima
22/05/2020 16h53
Melhor ser sincero.
Sinceridade é tudo!
23/05/2020 00h27
Você tem dois caminhos a razão e a emoção
Independente de ql vc escolher vai ter um preço, qual preço você está disposto a pagar?
anônima
22/05/2020 23h07
Só eu que não acredito que ele tem apartamento, carro, dinheiro investido e dinheiro guardado sem nem ter 30 anos ainda?
22/05/2020 23h23
Bem. Términos são sempre ruins e dolorosos. Muita calma nessa hora. Avalie se é isso mesmo que você quer. Não sou a melhor pessoa para orientar sobre relacionamentos mas, se você não está feliz tente terminar da forma mais sensata e respeitosa do mundo com muita paciência. Tempo pra falar e tempo pra ouvir. Um relacionamento de 14 anos é muito tempo. Mas, se sente vontade de seguir seu rumo sem ela vá em frente. As vezes algumas pessoas chegam em nossas vidas para nos ensinar por um tempo ou até mesmo porque pra não impulsionar a gente a seguir nossos sonhos e alcançar metas financeiras mas, não significa que tenha que viver ao lado dela pro resto de sua vida. Lembre-se se trata de você e da sua felicidade! Melhor terminar agora do que manter um relacionamento de aparências e infeliz. Não ceda a pressões se você não está mais feliz e não vê sentido em continuar termine. Ela vai sofrer e você também. Querer terminar não significa que não carrega um coração dentro de você! Apenas significa que o amor se transformou e que hoje não há vê mais como mulher de sua vida.
22/05/2020 17h17
Não existe essa opção de "não deixa a parceira arrasada"... principalmente para um relacionamento tão longo como de vcs, apenas seja sincero.
22/05/2020 17h05
Pelo o q deu a entender vcs estão em uma vibe diferente, vcs não está em sintonia, vc quer uma coisa e ela outra.
E vc já está decidido, que terminar é o melhor a se fazer nessa situação, e vc está certo. Mas de qualquer forma não tem como terminar sem q ela se sinta "arrasada" afinal foram 14 anos de relacionamento.
Enfim, chame ela para uma conversa, seja sincero, e direto com ela sobre o porquê da sua decisão.
Não tem pq ficar prolongando esse término.
22/05/2020 16h54
É inevitável terminar sem que ela se sinta arrasada.
Saber usar as palavras é importante mas mesmo assim não terá controle do que ela vai sentir.
Mas sua situação é fácil, já que vocês já terminaram uma vez, então você não tem dificuldade em romper o relacionamento, haja vista que já aconteceu.
A sua questão é manter sua decisão e se responsabilizar pelas coisas advindas do término.
anônima
22/05/2020 16h46
Primeiro ponto, não tem como ela NÃO ficar arrasada. E você também vai ficar. Quem termina não sofre menos, sofre mais, porque fica imaginando o sofrimento do outro.
Mas uma hora passa. Tanto pra ela quanto pra vc.
Sabendo disso, termine. Só termine, sem rodeios. É o que vc quer, é o melhor pra sua vida, vc já pensou em tudo, está sofrendo com isso. Está na hora de agir.
Comece arrumando suas coisas pra mudança de vida. Converse com ela, com a família dela, com sua família. Faça com respeito e agradecendo a ela por todo tempo que teve ao lado dela todos esses anos. Siga em frente.
22/05/2020 22h48
tudo na vida tem um fim.
nada é eterno
07/12/2020 18h18
Aff melhorou de vida e vai largar a mina que ficou ao seu lado nos piores momentos. Nada de surpreendente.
anônima
07/12/2020 18h12
Nossa
anônima
07/12/2020 18h46
Preguiça de ler, lamento.
anônima
23/05/2020 00h24
Nossa...

Arrasada ela vai ficar de toda forma... Termina logo e diga que quer pegar outras.
anônima
07/12/2020 18h47
Vixi
22/05/2020 23h08
Não sei se vocês estão percebendo tanto quanto eu, mas tantos casais cogitando uma separação nesse período. Tudo bem que pode acontecer, mas será que essas pessoas só tiveram tempo para perceber "problemas" no relacionamento agora? Estavam só deixando o barco andar sem de fato estar ali?

Você se casou com 16 anos? Então é quase que natural você querer se aventurar agora, tem a estabilidade financeira que não tinha antes e agora, um homem maduro está se sentindo preso. Bom, não tem outro jeito, se você não está feliz e não conseguem acender a chama que fizeram casar -se tão jovens, é melhor cada um pegar seu caminho.
Essa questão do tempo no relacionamento, eu que nunca namorei acho isso uma merda, falando sério. Se você sente vontade de ficar com outras é porque não está nem aí mais pra ela, então não faz o menor sentido tentar voltar. Esse tempo que um casal pede ao outro é o mesmo que dissesse "Vou experimentar outras/outros se eu gostar a gente termina, se não, a gente tenta continuar namorando". Gente, essa situação é seria!

E outro detalhe, para um homem que é casado e que goste da esposa, ele não falaria meu apartamento, você já excluiu ela da sua vida, estão juntos ainda por apego ou sei lá o que.
Quando você gosta de verdade de uma pessoa, você faz questão de usar o nosso, nossa casa, nosso canto, nosso lar.
22/05/2020 22h59
Olha, no seu caso, se eu fosse a sua namorada e soubesse desse seu desejo, eu mesma terminaria.
Se não ama ela mais, nao tem mais base pra ficar com ela, mesmo que não quisesse viajar pelo mundo ou conhecer outras garotas
anônima
22/05/2020 21h43
Caraca 14 fucking anos, ela vai ficar arrasada.
22/05/2020 21h39
Tanta enrolação pra dizer que não quer mais viver nessa relação. Espero que ela também tenha conquistado coisas.
22/05/2020 21h34
Vc faz isso pq nunca chorou ou teve um coração partido por alguém.
Eu te entendo e ao mesmo tempo te acho um iludido,separa e seja livre...e não vai achando q vc vai encontrar uma boa companheira em qualquer esquina. Amor hj em dia é muitooo raro,como vc smp teve desde mt cedo n sabe valorizar,não sabe como é difícil encontrar alguém para compartilhar.

E outra se vc gostasse dela,era só conversar q resolveria.
anônima
22/05/2020 21h29
Chama ela para uma conversa seria.. E termina..
22/05/2020 21h21
É simples, ou vc larga e vai ter a vida que quer, ou fica preso nesse relacionamento a onde não está satisfeito.
Seja prático e para de ter medo. Melhor sofrer por um término uns meses, do que ficar perdendo tempo.
anônima
22/05/2020 17h39
Esse cara na foto é vc ?
anônima
22/05/2020 16h51
Tá com outra né?
eles respondem
22/05/2020 16h43
Cara, não mente pra mim, eu não nasci ontem. "Sair pelo mundo, conhecer culturas". Tu quer é comer outras gatas, com tudo o que tu conquistou deve tá cheia de perva louca pra cair de boca aí na tua rola. Vai lá e seja direto, honesto e sincero: não dá mais, eu não tenho mais amor por ti, nosso relacionamento estagnou. Não inventa desculpa, não tenta adoçar a pílula porque vai ser ARRASADOR pra ambos de qualquer forma. Já que é homem pra dizer que "conquistou" tudo o que sempre quis, seja também pra assumir a responsabilidade pelo bem estar teu e principalmente O DELA.
22/05/2020 17h15
Irmão, não faz isso não!
Uma pessoa que fica tanto tempo assim é raro.
Tu vai mesmo terminar algo duradouro e que provavelmente não vai achar de novo por um monte de mulher por aí?
Experiência própria agora amigo. Daqui a vários quando tu enjoar de ficar solteiro, tu vai começar a procurar outra pra se relacionar seriamente, só que a primeira não vai dar certo, aí na segunda tu vai na esperança de que vai dar e não dá de novo, aí na terceira a mesma coisa e assim vai!
Tu com certeza vai se arrepender, vai no que eu estou falando!
22/05/2020 21h44
Melhor maneira, brother, é dividir 50% do patrimônio, seja justo com quem te fez crescer, e ir viver sua vida.
anônimo
22/05/2020 16h52
"Conhecer novas culturas"
Claro,conhecer algumas asiáticas, africanas,alemãs e etc...

Sem zoeira agora,não existe como ela não ficar arrasada,a única coisa que pode fazer é ser sincero com ela e dizer que não aguenta mais e quer conhecer novas culturas, como você diz. Melhor ser sincero com ela do que fazer ela perder alguns anos da vida dela pensando que o homem dela estava bem com o casamento.
Seja sincero com ela e apenas isso. :-)
anônimo
22/05/2020 23h26
Diga a verdade a ela, e não faça mais uma cagada dessa, se não tem estrutura mental pra assumir um compromisso assim, não assuma.
Você tem o que queria dinheiro e "mulheres" , mas uma parceira talvez nunca terá de novo.
22/05/2020 23h15
Eu tenho quase 30 anos, já conquistei quase tudo o que eu esperava ter conquistado quando mais jovem, como um apartamento bem localizado, um carro legal, uma reserva de emergência e uma boa quantia investida..

Você enfatiza a primeira pessoa (EU) como se ela não tivesse feito parte do seu histórico de conquista. Como se ela não tivesse te dado um apoio moral, ou uma palavra de motivação em um momento difícil. Então ela passou 14 anos apenas cozinhando pra você ?
Sei não. Acho que seu relato não convenceu.
22/05/2020 22h39
Terminar você já sabe como né, deve só ta querendo aprovação. Se acha que a vida com ela não vai te fazer feliz termine, não adianta ficar empurrando com a barriga uma relação mais ou menos.
Se eu tivesse grana pra conhecer o mundo ou ficar na mesmice de um casamento que nem queria estar, escolheria a primeira sem dúvida. Pode até encontrar alguém que compartilhe das mesmas ideias que você.
22/05/2020 17h33
Magoada ela vai ficar. Se tem que fazer, faça. Apenas faça de um modo digno.
anônimo
22/05/2020 22h46
Fala logo pra ela que não dá mais e que vc quer curtir a vida e aproveitar tudo que conquistou , na minha opinião acho que foi um erro você ter se casado tão novo