elas respondem
que pergunta interessante
Isso não tem a ver sobre ser contra estado ou contra o cidadão, mas sim sobre quem é vc.
Quem é vc na fila do pão, ''Johan''?
Se vc é um zé ninguém -com certeza vc é, pode odiar ou não o Estado -não tem a ver com ele- então, é complicado pra vc.
Vc pode sonegar, assassinar governantes, trair seu país, desobedecer qualquer normativa... Se vc pode... então vc pode. No máximo, talvez... um processo judicial viciado para dar uma aparencia de ''justiça'' ou nem isso.
Porque a corrupção necessita do estado para sobreviver.
Aqui só se faz oq dá lucro para quem está no governo, nada no Brasil foi feito pra funcionar em pró da cidadão em si
eles respondem
Isso é algo que se nota até dentro da esfera estatal, se o presidente for de baixo clero, pouco envolvido com a máquina e ter características mais próximas portanto de um cidadão, pode até ser militar, mas você organiza um atentado a facada sem grandes consequências até mesmo para o próprio autor do ato.
Essa é fácil, porque todo mundo se importa mais com o próprio umbigo, o que não é necessariamente ruim mas vai contra a propaganda que fazem da democracia. Quem faz as leis? Políticos e governantes, se algo acontecer contra eles, eles vão querer uma punição severa ou branda? Fácil.
Porque o objetivo real do estado é se manter vivo e operante, se der tempo, jogar alguma migalha ao cidadão otário que paga impostos achando que está fazendo "seu papel na sociedade".
O estado não passa de um câncer devorador de recursos, liberdades e almas. Quando a maioria das pessoas se der conta disso, será o fim de todos os parasitas imundos que habitam este planeta: de políticos, burocratas, juízes estatais, advogados de facções criminosas, sindicalistas, até lobistas de grandes empresas. Serão todos queimados em fogueiras em praças das cidades!
A lógica aí é que a entidade Estado seria maior que a entidade Indivíduo. Um crime contra a existência Dele seria pago de maneira mais severa que o crime "comum" contra o indivíduo.
Questão de sobrevivencia de seu Status Quo
Vc acabou de responder a sua pergunta, o objetivo do estado é proteger e cuidar de cidadãos, dar assistência...logo se alguém atenta contra o Estado, está cometendo crime contra um ente que cuida dos cidadãos de um país. Logo a punição tem que ser severa
Pq o estado é a manifestação organizado dos desejos da "coletividade".
Nem olhe torto pra minha afirmação, reclame com a doutrina juridica...
Porque numa, o crime é conta um, na outra, supostamente, o crime é contra todos.
Pq a constituição defende primeiramente o estado depois se conseguir o cidadão
Por que afeta toda a população não só uma pessoa.
Pergunta retórica é foda neh Johan...
Não é verdade, por exemplo:
Pena de Roubo > Pena de sonegação.
Algumas transgeções contra o Estado têm penas graves pela própria necessidade do estado fazer isso para se manter.
Você provavelmente é um Liberal ou Anarco-Capitalista, acho que a conclusão que você quer chegar é de que o estado (ou estado grande) é "ruim, imoral e etc"...
O Estado é um poder, então na mão de "gente mal intencionada" é um potencial imenso para algumas pessoas ou grupos de pessoas promoverem atos violentos e opressores (Venezuela, Arábia saudita, China, Coreia do Norte são exemplos disso...)
O pressuposto da sua pergunta é falso.
Homicídio tem a penalidade mais severa que sonegação ou desobediência ao recrutamento "obrigatório", por exemplo.
Uma hipótese é a de que o todo é mais importante do que a parte.
Não é a minha tese, mas pode ser a que baliza punições mais duras, tal como você alega, aos crimes contra o Estado.