Segue um trecho de Fabrício Carpinejar:

“Homem não sabe se despedir: ele desaparece, prefere não mais falar a explicar suas fraquezas. Lida mal com o sofrimento. Decide sumir a ser rejeitado. Resmunga, não chora. Muda de assunto, não chora. Você nunca vê seu pai em prantos porque ele engole as lágrimas. Você nunca enxerga seu marido se emocionando porque ele vai para outra sala controlar a respiração.”

elas perguntam
4 6
eles respondem
anônimo
25/05/2020 00h31
O texto diz que é biológico.
25/05/2020 00h36
Obviamente é social. Dentro da encenação social o choro é sinônimo de fraqueza, por isso próprio das mulheres. Ao homem é imperativo os sentimentos que denotem uma suposta força.
25/05/2020 00h35
Os dois
Evolutivamente, homem chorão não passa a imagem de poder defender a prole ou ser forte
Culturalmente, homem aprende desde pequeno que deve ser viril, e isso não inclui chorar
25/05/2020 00h53
Não é bem assim.
Mas logicamente temos muita influência cultural e hormonal (biológica) nisso
elas respondem
25/05/2020 00h23
Totalmente cultural.
25/05/2020 00h32
Cultural, tem influência dos pais, a sociedade tbm tem sua parcela de culpa.
anônima
25/05/2020 00h26
Na minha opinião é totalmente cultural também.

Humanos são criaturas emocionais independente do sexo.

Até eu que sou mulher tenho resistência a chorar na frente dos outros porque acho feio, as pessoas vão me julgar fraca. Ainda não superei esse tabu.
anônima
25/05/2020 00h54
Isso é cultural.
25/05/2020 00h51
Eh isso mesmo... totalmente biológico!! Se fosse cultural mudaria de país para país... e eu te confirmo, homem eh igual em Qquer lugar do mundo!!