Ótima pergunta.
Acredito que seja a última demonstração da iniciativa daquele homem. Pedir a amada em casamento.
E assim,ter ela do lado dele,ter uma família e começar a construir o reino para os filhos. Casamento é como se fosse a continuação de duas famílias, a continuação de dois reinos.
Esses dois indivíduos continuarão esses reinos com riquezas e principalmente filhos. Eles continuarão o legado daquelas famílias.
Eles saem das casas dos pais para continuarem o legado da família, passar as tradições da mesma e honrar os pais.
E a continuação desse legado vem por meio de filhos,esses filhos continuarão o legado que esses pais criaram e assim vai.
Mulheres esperam essa iniciativa do homem para ele demonstrar a última demonstração do amor que ele sente por ela. Ela quer que aquele homem queira viver e conviver com ela todo dia,mesmo que isso seja difícil para ela e ele.
Os homens querem suprir essa expectativa dela,e também ter a companhia dela,já que ela poderá das filhos pra ele e vai ter sexo e uma maior privacidade com ela.
Casamento é algo interessante mas muito complexo...
Cavalheirismo mesmo, antigamente a mulher não morava sozinha, ficava com os pais até conhecer um homem e ela aceitar morar com ele...acho que é por isso.
Em outras palavras: "Quer vir morar em minha casa" é um convite.
É tradição, mas tem mulheres corajosas que se declaram e pedem o namorado em casamento mesmo, isso sim que é mulher emponderada. Agora, o povo pensa que mulher de atitude que quebra "padrões" é aquela que faz suruba com 10 machos, é ridículo!