Será o método de ensino, o conteúdo, as escolas ou falta de incentivo dos pais?
Se comparar o Brasil com as grandes potências, perceberemos que o melhores alunos daqui são comparados com os piores de lá.
Lógico que tem exceção, não posso generalizar, porém são pouquíssimos.

eles perguntam
6 14
elas respondem
29/05/2020 20h33
Porque muito se critica Paulo Freire, mas não lêem e muito menos se aplica o conteúdo de fato.
29/05/2020 20h19
Acredito que não é 1 coisa só. Pode ser a falta de incentivo dos pais, o contexto das crianças, que são diferentes (geralmente crianças ricas já vem de um contexto onde os pais são estudados, enfim, o estudo é visto como algo extremamente obrigatório) etc..
anônima
29/05/2020 20h24
Falta de estrutura
Professores sem incentivo salarial que não tem mais amor por ensinar
Não tem tanta rigidez e cobrança
Pais desleixados
Falta de material como livros, computadores
Etc
anônima
29/05/2020 21h16
Consenso nacional da importancia da educação, visando o desenvolvimento do brasil. Acho que nenhum país que se desenvolveu desprezou a importância da educação de seu povo.
Não se trata só de uma suposta ''vontade política'', ''mais investimento'' ou ''investimento bem aplicado'' como aparentemente parece ~e como é apontado pela maioria das pessoas. Na real, não parece haver interesse no desenvolvimento do país PARA OS brasileiros.

Enquanto o brasil continuar se colocando, unicamente, como uma fazenda de exploração. Lugar, por exemplo, repleto de mão de obra barata, voltado para plantar soja, fazer pasto, extrair minerais (nada diferente de como iniciou o brasil)...A educação será simplesmente voltada para um pequeno grupo (como sempre foi), mas a violencia, desigualdade, a ''falta'' de oportunidade será a característica principal de toda nação.
anônima
29/05/2020 22h50
Quando a família real chegou no Brasil em 1808, D.João abriu nove universidades, mas para atender a corte, pois eles deixaram toda uma estrutura educacional pra trás. Quando os jesuítas chegaram no Brasil, eles educavam os Curumins junto com os filhos dos colonos, era um ensino igualitário. Mas não demorou muito para o ensino se elitizar, os pobres ficaram a margem da sociedade. D. Pedro ii até tentou melhorar, mas não surtiu muito efeito. No período da ditadura o que predominou foi o ensino tecnicista que preparava o aluno para o mercado de trabalho, mas isso tirava toda a criticidade do aluno, o aluno era apenas um depósito de conteúdo, aqui a escola perdia toda sua função social. Hoje o ensino predominante é o tradicional que também não ajuda em nada. O ensino construtivista já se mostrou eficaz, aqui o aluno constroe o seu conhecimento com a mediação do professor e se torna protagonista e não um mero espectador.
29/05/2020 23h16
classes superlotadas, espaço físico insuficiente e falta de recursos
eles respondem
29/05/2020 22h12
Para piorar, até as escolas particulares daqui são ruins, rs.

Olha, se você olhar bem, as escolas lá fora são integrais, o aluno fica na escola até aprender de fato, enquanto aqui no Brasil parece que os alunos são empurrados para terminar logo e sair da escola o mais rápido por isso.

A estrutura desses países são melhores, as salas são melhor preparadas e em período integral.

Uma coisa que eu sempre achei muito massa nas escolas lá de fora, é que quando bate o sinal para a troca de aula, os alunos iam para a sala de biologia e lá já tinha todo um esquema montado, com bichos na sala, esqueletos, e outras coisas para ensinar na prática como funciona a biologia.

Dai bate o segundo sinal, e eles se deslocam para a sala de química, onde o professor ensina demonstrando os elementos químicos e fazendo experienciais, muito foda! Não entendo o porquê o Brasil não copia essas coisas lá de fora.

Aqui a escola é toda diferente de lá de fora, você tem que ficar com cu sentado 6 horas olhando para um livro com meia hora de intervalo, não tem período integral, e não tem incentivo para o aluno aprender de fato, maior desmotivador.

Outra coisa que eu vejo também é a falta de exigências e instruções para passar de ano.

Aqui tu estuda o mês todo para passar em uma prova, aprende até quem descobriu as ilhas cook e quando chega na hora, cai umas coisas nada a ver nas provas, quando não, tem que fazer uma interpretação de um texto besta que eles escolhem a dedo sem aviso prévio, pegando o aluno totalmente despreparado.

A escola aqui parece mais querer que você aprenda o método deles do que de fato a matéria ensinada, tipo você não sabe quem foi o primeiro presidente do Brasil, mas sabe interpretar o texto da escola de samba.
29/05/2020 20h34
Aprovação Automática
Alunos que não respeitam os professores nem ninguém
Falta e estrutura e tudo o resto.
anônimo
29/05/2020 20h52
O ambiente é um lixo, cheio de influencias ruins, escolas péssimas, professores que estão fdc pra dar aula, os país não se comprometem, escola é basicamente onde jogar os filhos pra não ficarem atoa em casa.
29/05/2020 20h46
O problema é que ele é estatal ("público").
29/05/2020 20h21
Livro: Mais esperto que o diabo
Autor: Napoleon Hill

Página: 101
30/05/2020 17h22
Acho difícil falar que existe um problema só na educação pública brasileira. O que não existe é uma política pública para identificar problemas e coordenar soluções. Hoje em dia dá certo onde há interesse e ação, onde não há é o que vemos.
anônimo
29/05/2020 22h21
Em ser público
29/05/2020 22h20

Fica uma reflexão.
E não é apenas no Brasil, é no mundo todo.
(O Brasil investe em educação (por porcentagem do PIB) mais do que países desenvolvidos bem posicionados na OCDE, como Coreia do Sul ou Noruega).
29/05/2020 20h24
Não é o ensino público. E sim o ensino no Brasil todo. Já começa errado com a aprovação automática (isso é pior coisa feita pela política esquerdista do país).

E depois tem-se uma falha muito grande na ementa ensinada. No desenvolvimento do conteúdo quando voltamos o mesmo para o dia a dia de uma pessoa comum.

É só olhar duas disciplinas básicas, matemática e português. No ensino se foca muito nas normas e regras, mas muito pouco no uso. Português com as leituras rebuscadas e chatas, que não dá base nenhuma pro dia a dia e só gera desinteresse pro aluno (acho que isso deve ser um estudo especializado, pra quem gosta). Já na matemática de apoio com operações básicas é frustrante. Já dei aulas pra moças e rapazes de 16 a 19 anos que não sabia fazer uma simples regra de três (olha que regra de três tem uso no dia a dia da gente).

O ensino tá errado como um todo. Se ensina pra passar no vestibular e nada mais.
29/05/2020 20h24
O problema é que os brasileiros colocam a diversão em primeiro lugar, por exemplo o futebol, nunca vou entender como pode as pessoas discutirem por causa de time, torcidas organizadas e jogadores ganhando milhões para correr atrás de uma bola, e os professores e médicos onde entram nessa história? Lá fora existe entretenimento, mas os gringos colocam a educação em primeiro lugar, enquanto o brasileiro não acordar, esse país jamais irá pra frente. Parece que ninguém entende isso. Se no Carnaval as pessoas ao invés de fazerem tanta baderna fossem para as ruas lutar pelos seus direitos, pode ter certeza de que não estaríamos passando por isso.
29/05/2020 20h19
Falta de estrutura e péssima formação e incentivo às licenciaturas.
29/05/2020 20h49
Falta investimento, simples.
anônimo
29/05/2020 20h48
Neoliberalismo.
A anomia do ensino público é resultado do abandono do estado por conta do neoliberalismo que transferiu para a iniciativa privada essa função. “Ah, mas o ensino particular é melhor “ dirão os incautos. Sim, hoje é. Mas quem têm acesso? A classe média e alta.
No contexto brasileiro, só essas classes tem poder de barganha com o estado.
Só que tem um detalhe; esse ensino particular é subsidiado pelo estado através de incentivos fiscais. Ou seja; é pago por todos! Principalmente os pobres.
Uma das consequências dessa anomia é que as crianças da classe média e alta nunca se relacionam com as pobres em sua idade de formação moral. O que acaba praticamente zerando a empatia uns com os outros.
Como isso começou nos anos 80, hoje temos 2 povos distintos no Brasil.
Membros de qual povo que acaba chegando nos poderes judiciário, legislativo e executivo?
Temos a nossa Faixa de Gaza bem aos nossos pés.
anônimo
29/05/2020 23h02
Se todos usassem uma maconha não perceberíamos tantos problemas.