cara, acho que é admirável o senso de comunidade e tradição que eles têm para manter o negócio na mesma há tanto tempo, mas a tolhida de direitos e absurdos que isso acarreta é indefensável
Eu gosto da religião em si, principalmente o sufismo. Mas a mistura com a agenda política e geopolítica fez proliferarem grupos fanáticos e violentos, fica difícil defender o Islã como ele se apresenta externamente pro mundo.
Igual a qualquer outra religião em comparações quanto a institucionalização e o quanto ela pode ser mundana e menos espiritual. Agora acho ela um pouco radical nas normas e deveres, e incrivelmente descriminatória, principalmente com as mulheres. E na toada que o barco anda. Bem capaz que irá dominar praticamente todos os lugares onde uma religião não é muito bem definida ou o ateísmo não seja forte.
Dizem que é uma das barreira para a Europa acolher todos os refugiados. Não acho que seja só isso, mas pode ser um dos motivos.
O islamismo ñ sei se tem o conceito de evangelizaçāo igual dos cristāos, se ñ menos mal, pq o cristianismo querem destruir o conceito de cultura universal e implantar apenas uma, o conceito da evangelizaçāo é perigoso.