A ideia é boa! Mas realizável no Brasil de hoje?

Um manifesto que defende “uma administração pública reverente à Constituição” foi assinado por diversas lideranças políticas, além de empresários e artistas. O documento cobra que “partidos, seus líderes e candidatos agora deixam de lado projetos individuais de poder em favor de um projeto comum de país”.

Entre os signatários estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), governador do Maranhão Flavio Dino (PCdoB), o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), o ex-procurador-geral da República Claudio Fontele, além de Luciano Huck (empresário e apresentador da TV Globo) e artistas como Antonio Fagundes, Adriana Esteves e o médico Drauzio Varella.

eles perguntam
5 13
elas respondem
anônima
02/06/2020 14h16
Não basta se dizer antifascista e apoiar ditaduras de esquerda.
Toda e qualquer ditadura é fascista e engloba:

- Centralização do poder político.
- Violência contra opositores.
- Anti-individualismo.
- Dirigismo econômico.
- Censura.

Vemos todas essas características em ditaduras de esquerda e nenhuma reclamação desses que se dizem “antifascistas”.

Logo, entendo que, infelizmente, muitos que se dizem “antifascistas” são só da boca para fora. Qdo o governo é de esquerda e toma atitudes fascistas contra os cidadãos, os comentários desses “antifascistas” mudam totalmente de forma a impedir, deixando claro que o problema não é o fascismo, mas a ideologia por trás.

Por fim, querer comparar capitalismo (que é um sistema econômico, que acaba financiando até mesmo ditaduras de esquerda) com fascismo é uma grande desonestidade ou ignorância.

Ser contra o capitalismo é fomentar um estado permanente de penúria, tal como estamos vendo em todos os países que tiveram que decretar quarentena durante meses.
anônima
01/06/2020 20h46
Muito fácil levantar a bandeira do antifascismo agora, quando derrubar o Bolsonaro é conveniente. Mas ser antifascista é, necessariamente, ser anticapitalista. A bandeira vermelha representa o comunismo e a preta, o anarquismo. São só desses detalhes que o pessoal tá esquecendo. Vamos mesmo deixar pessoas como o Luciano Huck e o FHC se apropriarem dessa luta, oportunamente? "Antifascistas anticomunistas"? Não me desce. Será que já não tivemos provas suficientes, durante os governos petistas, de que essas alianças muito pouco resolvem? O contrário de fascismo não é essa democracia burguesa que a gente tem hoje. O contrário é o povo organizado com uma proposta de ruptura desse sistema. Você acha que o Huck terá algum interesse em romper com esse sistema, depois que o Bolsonaro cair? É hora de radicalizar, não de conciliar, porque o outro lado já radicalizou.

Desculpa o desabafo. Kkkkk
anônima
02/09/2020 21h22
Nao funcionaria
anônima
01/06/2020 21h13
bastava essa ''união'', por exemplo, nas eleições de 2018, mas não... o ódio, o desprezo, a mentira falou mais alto. Agora, o resultado ta aí, nada diferente do combinado: é mto maior que qualquer partido político ou meia dúzia de empresário brasileiro.

O ''grande império'' americano tá derretendo ~por que acham que essas manifestações ''aparentemente'' contrárias do governo estão pipocando? Brasil colônia dos eua: a terra arrasada jajá chegará... Mudanças drásticas nos 2 países se avizinham (não só economicamente). É esperar o resultado e ver quem de fato ~movimentações de pessoas REAIS contra o que virá~ vai se unir para reconstruir o depois.

No momento, pelo próprio posicionamento político da imprensa, do governo (e do brasileiro médio analfabeto político) qualquer coisa contrária será vista como comunismo; ''a esquerda'' quer voltar; lula e seu projeto de poder; a china quer o comunismo no brasil, etc etc.

Brasileiro médio, em geral, tá mto perdido, acha que tudo é uma direita x esquerda, um disputa de ''poder'' usual, lula x bolsonaro, ainda não se deu conta do cenário ~quando perceber, provavelmente, nem reação poderá ter. Pra quem ainda não entendeu: o brasil já acabou, falta só ser oficializado ~as próximas décadas todas perdidas. O que é eua e brasil hj, provavelmente, daqui a um tempo não será mais.
01/06/2020 21h45
único q presta minimamente nessa lista é o Drauzio
eles respondem
anônimo
01/06/2020 20h18
No "manifesto" planejam um "mar de rosas", mas são só ideias utópicas e vazias sem efeito real considerável.
anônimo
01/06/2020 20h20
Só a nata da esquerda caviar assinando.
anônimo
01/06/2020 21h21
Nunca compactuaria com um petista ou um psolista, fora esse "antifas" com suas atitudes retardadas. Não há pacto comum com pessoas que não aceitam opinião alheia e chama o "tiozinho da padaria" de fascista/nazista.

Fazem tudo que criticam no inimigo e querem bancar de santo. A presidente do PT estava abraçando um ditador que semanas antes estava passando com tanques de guerra em cima de manifestantes.

Vocês apoiam assassinato, estupro, tortura e agressão quando são seus bichinhos de estimação.

Essa dicotomia de "bem e mal" cega a todos, os dois lados são agressivos e ditatoriais e querem que seus planos sejam vigentes. Não vejo nenhuma diferença, e aí de mim criticar, serei chamado de fascista e, portanto, digno de ser morto.
anônimo
01/06/2020 20h25
"Manifesto" kkkkk eles nem van ler isso
01/06/2020 21h24
Isso é dor de cotovelo, despeito puro. perderam a política e tão inventando isso agora
01/06/2020 21h40
Eu vi isso, mas é difícil de processar tanta merda.

"Projeto comum de país"
Comum a quem? Porque eu não fui consultado. Aliás, só de ver o apoio àquele monte de merda escrita em 88 já é o suficiente para ser contrário a isso.

"Entre os signatários estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), governador do Maranhão Flavio Dino (PCdoB), o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), o ex-procurador-geral da República Claudio Fontele, além de Luciano Huck (empresário e apresentador da TV Globo) e artistas como Antonio Fagundes, Adriana Esteves e o médico Drauzio Varella."
Só a galera do bem.
anônimo
01/06/2020 20h57
História pra boi dormir
01/06/2020 21h58
Só rir pra não chorar... Só gente do bem, da paz e da harmonia kkkkkkkkkkkkkk
anônimo
26/06/2020 15h35
Interessante, mas não adianta assinarem esses manifestos sem que nenhuma ação concreta seja tomada.
anônimo
01/06/2020 21h41
Socialismo, já!
02/09/2020 21h30
Melhor não piorar o que já tá uma bosta.
02/09/2020 21h56
Ninguém sabe
anônimo
01/05/2021 20h20
Vamos com fé!