Será que daria certo, imagine que para poder ser candidato à algum cargo político, desde vereador à deputado estadual, senador e etc. Tivesse que prestar concurso, com provas de alto nível. Depois, de acordo com o resultado poderia se candidatar.
Mudaria alguma coisa no Brasil???

eles perguntam
3 7
elas respondem
01/06/2020 21h31
A competência do cargo deveria exigir conhecimento sobre ciências políticas de fato, porém não tenho certeza se um concurso seria o modo ideal de avaliar um candidato, o bom seria que partisse do cidadão essas observações quantitativas e qualitativas do candidato por si só.
anônima
01/06/2020 21h36
o problema não é esse. Superficialmente seria uma saída, e sabemos que o brasileiro parece adorar soluções mágicas para problemas complexos, mas tá claro que não resolveria.
Em outros lugares do mundo até bem melhores não se usa isso e olha como é lá. o brasil é do jeito que é não por culpa de política/político/corrupção ~como amplamente divulgado. Isso reforça uma ideia bem atual de demonização não EXATAMENTE políticos (como aparentemente é percebido), mas da escolha popular de representantes, do voto, da própria democracia. Poderia ir longe, mas o que ocorre hj [não só no br] é exatamente isso.
01/06/2020 21h27
Acho que seria ideal, se não resolvesse os problemas, pelo menos já peneira os aventureiros.
eles respondem
anônimo
01/06/2020 21h36
Ótima ideia pra colocar os pobres no seu devido lugar.
Pelo menos é isso que a classe média e alta deseja.
O judiciário já é dominado por essas classes, só falta os outros poderes.
Você quer criar um país onde existe uma classe que manda e outra que só obedece. Igual animais de estimação.
01/06/2020 21h45
Já existe o funça concursado. Vê aí se deu certo com eles.
02/06/2020 03h22
Não mudaria porra nenhuma, até porque se pegar esses picaretas da política a imensa maioria tem formação universitária e grana.
anônimo
01/06/2020 21h42
Que tipo de prova? Provas que o resultado depende da opinião do avaliador? Não.
anônimo
02/06/2020 03h14
Acho que não. O exemplo de concursados que citaram aí faz sentido. Outro exemplo: passar em universidade federal é difícil e exige muito conhecimento, e olha o tanto de petralha sem argumentos que se encontram por lá.
anônimo
02/06/2020 03h21
Não daria certo. Se o candidato for de direita e a prova prova tiver perguntas de viés esquerdista e vice-versa. São pensamentos diferentes para resolver um único problema, não necessariamente um ou outro está errado.
02/06/2020 03h24
Mudaria e muito, eu compararia o mesmo tempo, necessidade de conhecimento de um Médico, pós e doutorado para poder ter gema filiação partidária