Autossabotagem é você criar empecilhos para si mesma. Seres humanos são mestres na arte de justificar a autossabotagem: não quero ele porque ele é feio (mas na verdade não tem coragem de abordagem), vou falar com fulano porque ele precisa (mas na verdade você está querendo se livrar das suas obrigações), etc.
Acontece quando você está chateada por algo, sendo obrigada àquilo ou não tem coragem de fazer o que precisa. Para não fazer o que não quer ou não tem coragem, você cria situações desfavoráveis a cumprir sua obrigação, normalmente com justificativas que podem até convencer você mesma. Por exemplo, você não quer cuidar do seu avô doente no hospital, mas vai e se convence que precisava fazer isso. Na verdade você está fugindo de outra obrigação.
Também há uma autossabotagem mais profunda, ligada a traumas, em que você faz isso consigo mesma porque tem medo de ser feliz. Neste caso você foi ensinada a se autossabotar, e faz isso automaticamente segundo exemplos aprendidos durante a infância. Diante de situações que lhe trariam sua felicidade (um rapaz te pede em namoro), você arruma uma justificativa para não ficar com ele por medo