gostaria de ouvir seu relato se como vc enxerga o racismo, se nunca sofreu, nos fale tb.

elas perguntam
11 6
eles respondem
anônimo
04/06/2020 01h58
Moro na Favela do Taboão em Diadema.
O racismo no Brasil é muito velado e se mascara muito na sociedade . Passamos por cima de muitas coisinhas pra não passarmos por vitimistas.
A separação de classes no país até ajuda a matter tantos conflitos já que a maioria de nós vivemos no limbo, longe dos racistas de merda.
04/06/2020 12h21
Sim. Sou preto. Não moro e nem nunca morei em favela. Meu pai era metalúrgico e conseguiu dar a minha irmã e também para mim uma vida digna e nos colocava pra estudar em boas escolas particulares. Nessas escolas tinham uns 600 alunos por período e dentre eles apenas uns 7 pretinhos. Éramos ponto de referência. Todo mundo sabia quem era a gente. Normalmente eu era o único negro da sala. Isso nunca me incomodou tanto pois isso também era comum onde eu morava. Meu bairro não tinha muitos negros. Sempre vivi num ambiente com poucos negros. Na escola sofri racismo várias vezes quando pivete. Não sabia lidar direito com aquilo a não ser na porrada. Se não me respeitavam, ao menos me temiam.
Também sofri aquele racismo que brancos acham que não é racismo e não adianta tentar explicar pq nunca vão entender.
O racismo mais clássico acontecia quando eu era mais novo com uns 20 anos, quando as pessoas atravessam a rua achando que você vai roubar elas. Aconteceu algumas vezes. Numa dessas vezes aconteceu algo inusitado. Eu estava indo a noite pela calçada e a mulher vindo de encontro e eu percebi o desespero dela achando que eu iria roubá-la. A mulher atravessou a rua sem nem olhar pros lados e um carro pegou ela. Se arrebentou toda. O motorista parou e eu fui lá ver também se podia ajudar em algo. Enquanto o motorista ligava pro resgate eu falava com ela no chão tentando acalma-la. A mulher nem conseguia olhar pra minha cara e eu percebi que ela estava envergonhada. Quando o motorista voltou e fui embora e ela agradeceu pela ajuda.
Por viver num ambiente tão "branco", acabei me casando com uma mulher branca. Teria sido mais fácil pra muitas coisas se eu tivesse casado com uma negra que tivesse passado por coisas semelhantes as que eu passei, mas a opções eram poucas no meu circulo social e as boas pretendentes já estavam comprometidas. Felizmente minha mulher é compreensiva quando surgem alguns impasses devido a sermos um casal interracial.
04/06/2020 11h37
Pra gente preconceito é diariamente como descrever algo que acontece todo dia? É tão foda que a gente acostuma
anônimo
04/06/2020 08h30
Sou de Salvador. Moro na favela e na mesma casa desde sempre. Eu nunca presenciei racismo, nem contra mim oi contra qualquer pessoa. Também, não sou muito de sair.
04/06/2020 12h25
Não, mas já ouvi varias história de amigos negros em uma eu estava presente e quando ele falou eu me dei conta de como eu era privilegiado comparado a ele. Me senti mal.
anônimo
04/06/2020 01h48
Difícil que alguém que venha de uma favela esteja preocupado com esse site...
anônimo
04/06/2020 11h33
Eu moro em um lugar meio favelado
mais não sou negro
anônimo
04/06/2020 11h30
Eu não moro na favela, mas aqui na city é cheio de favelas, algumas próximas do bairro que eu moro.
04/06/2020 11h27
Não, sou um cara privilegiado mas nunca destratei ninguém.
anônimo
04/06/2020 01h53
Não. Sou branco e moro em bairro nobre
anônimo
04/06/2020 01h49
Não sou.
elas respondem
anônima
04/06/2020 03h06
O racismo no Brasil ainda é real.
Eu já sofri racismo e sofro até hoje.
Na escola, na faculdade, na rua, no trabalho e até na família
Já fui zoada por ter o nariz largo, o "cabelo duro", a pele escura.
Minha infância foi péssima, odiava a minha cor, e questionava a Deus, do pq dele ter me feito assim.
Queria me casar com alguém bem branco, pra que houvesse mais chances do meu filho nascer claro, pra ele não ter que passar o que eu passei. Isso se fosse conseguir arrumar alguém que se interessasse por mim, pq na minha mente ninguém iria me querer por causa da minha cor.
Fui uma criança/adolescente, infeliz, sem autoestima ou amor próprio e depressiva.

Atualmente, esses pensamentos mudaram. Eu já consigo me sentir bem com a minha cor, o homem que eu amo é negro e adoro tudo nele. Não penso mais em ter filhos, mas não por causa da minha cor ou da dele. Mas se tivesse eu iria amá-lo e ensiná-lo a ter orgulho da raça, e mostraria pra ele formas de se proteger do racismo (se é que existe alguma)
Estou voltando às raízes, assumi meu cabelo é black, já ouvi muitos comentários por causa dele, mas mesmo assim, pretendo mantê-lo dessa forma. E estou adorando meu tom de pele.
Sigo me refazendo, afinal foram anos oprimida, não é algo fácil de se esquecer, às vezes, ainda sofro com isso, mas tento me manter de pé.

O racismo e pessoas racistas estão em todo lugar, só não ver quem não quer.
anônima
04/06/2020 07h20
Não precisa morar na favela. Se você é negro já sofre racismo.
anônima
04/06/2020 11h37
Não.
anônima
04/06/2020 11h35
Sou neguinho favelado, a cara do enquadro que mora na rua de pedra e mesmo assim é invejado

E o foda é a descriminação
É preto no branco meu irmão
Desce lado é só menino bom
Com muito amor no coração
aff
04/06/2020 02h26
Não.
anônima
04/06/2020 01h51
Não sou.