Acho tudo mto orquestrado para desviar do foco (da dura crise do capitalismo e da própria pandemia) E viabilizar ações próximas e futuras de repressão contra as pessoas, mto certo de ''ressignificar'' a ''democracia''.
Magicamente, se espalhou para outros lugares do mundo -via internet- Roterdã, Curitiba, Paris, Londres, etc...
Pode (mas tenho sérias dúvidas) até ter começado bem intencionado (com mtas aspas), mas, na minha opinião, é só uma boa jogada de mobilização de massas que acham que estão fazendo por x, mas na real estão sendo só usadas. (E hj com a internet isso é bem mais simples).
E ainda com o plus causando separação da população, especialmente, num assunto bem espinhoso nos EUA que é o racismo. Virou uma ''guerra'' entre populares dos que ''apoiam'' o racismo (contra as manifestações) e os ''contrários'' ao racismo (a favor das manifestações). Aqui no país, o assunto espinhoso já foi bem mais a ''corrupção'', agora o mais fresquinho é a ''gestão bolsonaro''.
Lembrando que nos EUA já foram flagrados policiais destruindo para culpar os manifestantes e outros grupos (por exemplo, supremacistas brancos) se aproveitando para combinar protestos e fazer bagunça para culpar os manifestantes.
Se não to enganada, aqui no brasil, em curitiba, foram vistos pessoas ''má intencionadas'' para sujar os protestos. Então, tudo mto articulado, o resultado da brincadeira (aqui e em outros lugares) só com o tempo pra saber. E tbm os objetivos reais desses protestos por algo ''importante'' mesmo em meio a uma pandemia.
Resumindo: massa de manobra. Movimentos bem orquestrados já sabendo o que terá a frente, apenas os iludidos achando que estão lutando contra o racismuh, a favor da democracia, etc *-*