Não necessariamente é horrível, existem casos de pessoas de diferentes religiões que se relacionam e até constituem família, o negócio é saber conviver, respeitar as diferenças e encontrar um equilíbrio, isso é pra poucos mesmo. Eu arriscaria ter um relacionamento com alguém de alguma religião, seria de fato mais difícil dar certo mas isso não impede. Já me relacionei com uma de uma família muito religiosa, aconteceu de não respeitarem meu posicionamento religioso, queriam a todo custo me converter, se não fosse essa insistência o rumo poderia ter sido outro, pq eu não me importava muito com isso.
Eu não me relacionaria com uma atéia, então compreendo o teu lado. Sou bem consciente das minhas crenças e não fico forçando ninguém, mas também não gosto dos "toddynhos".
Acho que vai muito de como o ateu e a pessoa religiosa se comportam. Existem ateus que são um pé no saco e existem religiosos que enchem a paciência também(Os famosos fanáticos religiosos). Eu não sou religioso, mas acredito na existência de Deus, o problemas de estar num relacionamento com um fanático religioso é que tudo na vida dele gira em torno de Deus, algumas vezes chegar a um nível inacreditável de loucura ou até mesmo tentar converter o companheiro ou companheira. Entretanto estar com um ateu que fica enchendo o saco no mesmo nível tentando convencer a pessoa a abandonar seu pensamento sobre a existência de Deus também é chato.
Já vi um casal onde o cara é um ateu e a esposa religiosa, fui até no casamento, os dois estão juntos a muitos anos e parecem ser bem estruturados, mas acho que é pelo fato de respeitarem as diferenças um do outros.
Eu não me relacionaria com um religioso, pois já basta eu ter que suportar meus familiares que não respeitam meu posicionamento. O mal dos religiosos é querer "converter" os outros a todo custo.