No geral quem não sabe conversar somos nós. Homens desenvolveram muito menos habilidades sociais que mulheres biologicamente. É só pensar nos homens das cavernas. Se um homem tem um problema com outro homem, eles lutam, um é submetido pela força e o problema está resolvido. Se ele tinha um problema com uma mulher ele usava sua força para submetê-la. Mulheres, ao contrário, usavam habilidades sociais para manter o grupo coeso, e aquela que não tinha essa característica, era expulsa do bando, o que era praticamente uma sentença de morte. As mais competentes socialmente tiveram herdeiros, as menos competentes socialmente morreram.
Além disso, o método pelo qual homens e mulheres conversam é bem diferente. Homens saíam para caçar, e conversavam entre si enquanto realizavam outras atividades. Mulheres ficavam reclusas em segurança, e conversavam entre diretamente.
Como resultado, homens gostam de conversar enquanto realizam outras atividades, sem olho no olho, porque estão dividindo sua atenção entre socialização e trabalho. Mulheres preferem conversar com olho no olho, algo que intimida muito os homens, já comparativamente pobres nisso.
Como sugestão para mulheres: chame o cara para conversar enquanto vocês fazem alguma coisa, como assistir um filme ou jogar um jogo. Não interrompa a atividade para ter uma DR, por exemplo.
Como sugestão para homens, se vira, cara. Nunca descobri como melhorar isso.
Eu acredito que esse não seja o problema. Talvez possa ser desconfiança. Sabe uma coisa que mais atrapalha relacionamento, os pares. Os pares de uma mulher são outras mulheres, nesse caso as amigas. Muitas vezes tendemos a escutar sem raciocinar o que nossos pares falam, tomando como verdade. Essas opiniões são particulares e não podem ser tomadas como verdades universais. Acredito que nessa situação não seja a falta de conversa ou como ela acontece.