eles respondem
Na situação que você falou é mais questão de amor próprio. Numa situação não existe orgulho, chega uma hora que não vale a pena esperar, tem um limite.
Orgulho é quando mesmo que você esteja errada, você não dá o braço a torcer, mesmo que de alguma forma isso de traga algum prejuízo.
Amor proprio é quando você abre mão de coisas que já não te acrescentam mais, e pensa mais no seu próprio bem.
Amor proprio. Eu tenho amor proprio.
elas respondem
Um pouco confuso. Esse trecho me parece um pouco atropelado: "Em uma situação de partir da vida de uma pessoa, simplismente não dar o braço a torcer".
Vou falar o que entendi você me corrige, se eu estiver errada. Amor próprio e orgulho não são bem sentimentos antagônicos. Orgulho não é de todo ruim, penso. Eu sou um tanto orgulhosa, se bem que não sei se é exatamente essa a definição de algumas das minhas atitudes. Nessa parte do "dar o braço a torcer" eu apoio que a pessoa siga com as suas convicções e não se adapte às convenções.
Eu não sei a que esfera da vida você se refere, talvez possa ser sobre relacionamentos afetivos, então, bem, nesse caso, acho justo que haja diálogo e acordos. Aquele famoso "ambos tem que ceder". Já sobre o campo profissional, por exemplo, eu não me sujeito a puxar saco ou fazer coisas que vão contra meus princípios só pra garantir uma vaguinha aqui, uma indicaçãozinha ali. Morro na miséria, mas não faço as vontades alheias só pra ganhar uma migalha de benefício.
Amor próprio é se dar valor, orgulho é quando você ignora a razão e msm estando errada não aceita a verdade. Não sei o seu caso...
Orgulho e amor próprio são bem semelhantes. Mais a partir do momento que não se acrescenta nada é orgulho
Se tenho amor por alguém, muito raro eu ter orgulho. Só rola quando eu vejo que não acrescenta muito.
Amor próprio é importante para autopreservação, proteção e parâmetro para amar o outro.
Orgulho seria um excesso de amor próprio, quando passa o sentimento que tem de si mesmo passa a ficar egoísta e deixa de reconhecer quando está errado, por exemplo, mesmo que isso faça mal a si mesmo.
Eu acho que amor próprio é quando a pessoa não é quem você merece. Se o cara te trata mal, por exemplo.
Orgulho é quando você não dá o braço a torcer numa briga boba, por exemplo. Quando a pessoa fala algo que voce não gostou (nada terrível) e voce vira a cara.
Braço a torcer, quando esta errado e se você for atrás é uma dependência de uma pessoa, erro meu.
Depende, se a pessoa nao acrescenta é amor proprio
Estão sempre de mãos dadas
Depende,se o cara não me valoriza,é um puta de um amor próprio.