Você conseguiria explicar a superioridade do regime democrático para aquela pessoa?

eles perguntam
6 16
elas respondem
anônima
09/06/2020 13h13
Questões complexas demais, q eu sei responder, mas me acho errada e burra.
anônima
10/06/2020 14h08
O regime democrático é o melhor, uma vez que o próprio povo decide ou escolhe representantes para tomar decisões por ele.
O grande problema nunca foi a democracia em si, mas a dificuldade de haver cobrança e fiscalização sobre os representantes eleitos democraticamente.
O povo deveria ter meios diretos para conseguir retirar representantes políticos do poder sem fazer uma ruptura e sem ter de aguentar barganhas políticas oportunistas.

Ainda, é bom destacar que inexiste democracia burguesa no Brasil, até pq não há castas votantes e não votantes, como ocorria no passado.
Sugiro que quem insiste em viver de teorias e termos do passado estude ou acorde.

Por fim, eu não preciso e nem quero ter de viver em um regime não democrático para saber o qto este é prejudicial para a sua população, vide o recente caso da China, que ameaçou médicos qdo quiseram alertar sobre o surto semanas antes do governo comunista chinês finalmente admitir que havia transmissão do vírus entre humanos (o que negavam até então), sem falar que em tais ambientes antidemocráticos inexistem direitos fundamentais básicos, tais como liberdade de imprensa, liberdade de expressão, liberdade de manifestação, direito à diversidade de pensamentos (devido ao unipartidarismo)etc.
anônima
09/06/2020 11h37
Mas nunca que você vai me ver defendendo essa democracia burguesa que a gente tem aqui.
anônima
09/06/2020 13h09
1. é o menos ruim até agora. Não sei de algo alternativo em funcionamento. Se vc souber, por favor, compartilhe.
2. quando se organiza alguma coisa, tipo um país ou mesmo uma associação no qual -querendo ou não tds são submissos àquilo- seria interessante as pessoas ajudarem na tomada de decisões em algum nível, tbm não serem perseguidas aleatoriamente, terem opiniões, questionarem o gerenciamento, proporem, etc.
Contudo, sei que a tendência -alguns dizem que a pandemia seria um ponto- é o fim das democracias burguesas atuais. Já li que a ''crescente noção'' das pessoas sobre seu ambiente tornou as democracias indesejáveis para aqueles que comandam a vida das pessoas ~apesar de ironicamente, atualmente, o voto ser tão (até mais ''eficazmente'') manipulável quanto antes, mas democracia não ta relacionada somente a voto, ne.
09/06/2020 15h50
É uma democracia incubada, adianta de nada.
10/06/2020 21h05
Porque pela teoria, apenas nesse regime eu teria liberdade para questiona-lo e também poderia ouvir a voz de todos igualmente
eles respondem
anônimo
09/06/2020 10h42
Conseguiria comparando com outros. Isso é o que acontece em ditaduras: o regente aplica as ideias dele da forma que quiser, o que pode ser bom, mas, sem um contrapeso e uma oposição, significa que todo tipo de absurdo pode surgir. Quem quer morar na Coreia do Norte? Lá a única religião aceita é o culto ao ditador, e você tem que ir ver o cadáver dele de vez em quando orar por ele. E não pode ter acesso a meios de comunicação, afinal ninguém quer que você descubra como é o mundo.A democracia tem muitas falhas, mas os regimes totalitários são muito piores.
09/06/2020 10h31
Só consigo parafrasear Churchill e dizer que é o menos pior regime de governo
09/06/2020 10h34
O melhor é o anarcapitalismo, aí ninguém precisaria ser MGTOW e as mulheres seriam puras e submissas como manda o livro.

/virjão anônimo
10/06/2020 14h32
Simples, rebateria com a pergunta: você prefere ajudar a decidir no que o governo vai fazer ou vai deixar ele decidir por você? A superioridade da democracia é nítida, só não vê quem nunca esteve dentro de um regime totalitário ou anarquista.
09/06/2020 10h32
Não é bom, mas é o melhor que tem por aí.
anônimo
09/06/2020 19h01
não é perfeito, mas creio que seja o melhor q existe
09/06/2020 10h43
Eu não sei como foi/é viver em outros tipos de regimes governamentais...
Mas, se historiadores dizem que é melhor a democracia, esse ponto já é muito positivo.

Mas essa democracia brasileira é bonita no papel, porque na prática, quem decide é o poderoso.

Desde quando a maioria brasileira pobre, sem educação de qualidade, vivendo de salário mínimo, etc. tomaria decisão de enriquecer um grupo político em troca de segurança?
Kakakakak

Poder do povo
Vereador 18mil
Prefeito 30 mil
Deputado estadual 25mil
Federal 30mil
Presidente 30mil
Juiz 35 mil
Se contar com auxílios...pqp

Sério que isso é democracia ?
09/06/2020 15h47
A ditadura leva seus bens, sua liberdade, sua comida. Você pode literalmente morrer por muito pouco.

A democracia (na verdade, uma ditadura menos violenta, mas ainda uma ditadura) leva tudo isso e mais a sua alma, a ponto de defendê-la sem questionar. Se o fizer, a ditadura do pensamento entra em ação e a "maioria" vai decidir o que fazer com você. A diferença entre democracia e ditadura se refere ao GRAU e não à NATUREZA.

Quem quiser entregar sua vida a um parasita que sequer o conhece, apertando botões aleatórios numa caixinha tão confiável quanto uma máquina caça níquel de cassino clandestino (vulgo "urna eletrônica"), fique à vontade. Só não exija que os demais façam o mesmo.

Se cada um cuidasse apenas de suas propriedades, estabelecendo relações espontâneas e pacíficas com os demais, talvez as coisas seriam bem melhores.
09/06/2020 13h15
Não consigo defender a democracia por si só, sendo que, teoricamente, "bebi apenas dessa água" até então.
anônimo
09/06/2020 16h18
Eu desconheço esse regime chamado de " democracia" ( como entedido por muitos) o que eu conheço são atualmente apenas essas plutocracias liberais controladas por lóbis perversos e por elites mesquinhas, o povo não tem voz nenhuma muito menos poder
09/06/2020 10h28
Por que sim, seu fascista
anônimo
09/06/2020 15h23
Não, pois é um lixo. Prefiro o absolutismo.
09/06/2020 13h47
Não vejo a democracia tão democrática assim. Mesmo porque porque o poder não emana do povo, são 513 deputados e 81 senadores que decidem sobre nossa vida. E ainda por cima, existe uma parcela à margem da nossa sociedade que não têm sua voz ouvida. Por esses motivos a democracia como é não tem meu apoio.
09/06/2020 16h20
Depende da pessoa, se fosse uma pessoa que evoluísse com o passar do tempo, compreendesse a aposentaria dos políticos, reeleição só prejudica e tivesse conhecimento sobre o assunto; a conversa se estenderia até o raiar do sol e as soluções apareceriam.
anônimo
09/06/2020 10h33
Porque qualquer um pode tomar o poder e camuflar a democracia com outra coisa, e formar uma espécie de governo dos melhores.
09/06/2020 10h32
Eu diria que é uma forma vinda do povo, mas o povo pode ser manobrado.