Em caso positivo, pq acha que deve ser privatizada?

eles perguntam
5 11
elas respondem
anônima
10/06/2020 11h26
Pelo contrário. A primeira medida que eu tomaria, se chegasse ao poder, algum dia, seria estatizar todos os bancos, todo o sistema de saúde e todas as instituições de ensino.
anônima
10/06/2020 09h03
Não!
anônima
10/06/2020 09h27
Não
10/06/2020 11h27
claro que não.
eles respondem
anônimo
10/06/2020 11h22
Sabe quantas estatais tem os Eua? 7 mil e tem pessoas que ainda acham que o Brasl tem muitas estatais.
10/06/2020 12h31
É claro.
Ao ambiente de mercado é impossível a fuga das leis econômicas. Não se pode incorrer em sucessivos déficits sem que vá à falência, não se pode estabelecer próprios valores de salários (mais altos) e custos (mais baixos) à revelia do mercado, não se pode restringir ou proibir a concorrência, entre outros exemplos.

Uma estatal não está inserida e não responde à lógica de mercado. Primeiro, sua existência depende necessariamente de restrições à concorrência privada, pois, do contrário não haveria sentido para criar e manter a estatal.
Segundo, seus déficits não precisam ser absorvidos pelos donos, pois não há donos. Ao invés disso, os prejuízos são socializados. E mesmo que essa situação se arraste por um longo período, não há risco de falência.
Em suma, o cálculo econômico não é possível em um setor estritamente dominado pelo estado e é distorcido em menor ou maior grau em um setor cartelizado ou com atuação ativa do estado.

Os incentivos em um sistema de livre mercado estão postos de tal maneira que possibilitam o constante ajuste dos preços, que refletem a situação corrente dos recursos e informam toda a rede de consumidores e produtores a respeito dos reais custos dos bens produzidos.
A consequência disso é que empresas privadas respondem adequadamente ao problema da escassez, as estatais não.

Existe ainda muita coisa que explica a ineficiência econômica de empresas estatais, isso aqui foi o que eu consegui colocar de maneira resumida. Além disso, existem outros vários problemas de ordem social e ética que daria pra escrever uns 2 textões destes, mas me detive aos de ordem econômica.
10/06/2020 09h07
Não.
Deveria ser tratada como privada.
Funcionário não rende...crew nele.
Mas também o Estado deveria oferecer uma base de qualidade pra trabalho.
10/06/2020 08h58
Óbvio que não.

Só uma pessoa que não sabe nada de política pública, de defesa estratégica de uma nação quer essa coisa.

A mamata acabou?
anônimo
10/06/2020 09h05
Essa é uma das ideias mais estúpidas que permeia esse país. O mundo inteiro reestatizando e só o Brasil acha que a chave do sucesso é o contrário.
10/06/2020 09h12
Não, isso não acontece nem nos EUA.
anônimo
10/06/2020 10h06
Não
anônimo
10/06/2020 11h26
Não toda. Algumas.
10/06/2020 11h26
Sim, todas, 100%.
anônimo
10/06/2020 12h16
Nem todas
10/06/2020 12h31
Quase todas