Eu passei em medicina em 2016 conforme o vestibular de vagas residuais do meu estado (o preenchimento das vagas de pessoas que desistiram, normalmente porque foram convocadas para o mesmo curso em seu estado de origem). Se quiser dicas do vestibular tradicional (que continua em alguns estados) fale comigo no privado. Para o ENEM eu não tenho muitas dicas porque não tenho essa pratica
Foi difícil entrar, mas, o que eu posso dizer (por incrível que pareça agora) é que é muito pior depois que você entra.
Mesmo sendo bem mais velho que a média de idade da minha turma eu posso dizer que maturidade nenhuma torna você preparado para a rotina do curso de medicina. Eu penso seriamente se tenho capacidade emocional de fazer qualquer residência, porque eu não acho que terei mais psicológico depois desse curso. É uma carga horária exaustiva, preenchida prioritariamente com disciplinas dispensáveis e desmotivadoras. As disciplinas verdadeiramente úteis perdem carga horária para disciplinas de problematização parca.
Os docentes não têm nenhuma didática. Eles podem ser bons médicos, mas são péssimos professores. Os verdadeiros professores são os próprios discentes uns aos outros através de Ligas Acadêmicas, que ocupam mais do seu dia, fazendo com que você passe manhã, tarde e noite lá.
Nunca esqueci esse diálogo:
"Meu objeto mais importante é o celular, porque é com ele que eu falo com minha família".
"Você é de onde?"
"Sou daqui mesmo, é porque eu não os vejo mais, mesmo morando com eles"
Se entrar, prepare-se para uma súbita perda de convívio. Vocês continuarão sob o mesmo teto, mas você não os vê.