Há muitos adultos na casa dos 30 sem trabalhar, sem estudar que vivem com os pais, as custas deles. E agora com a economia em declínio e o vírus, a tendência é piorar.

Eu particularmente me encaixo nisso. Assumo a culpa. Quando eu deveria arrumar emprego eu não arrumei e agora não tenho experiência alguma. O que me redime um pouco é que eu estudei, mas nem isso pode me salvar agora.

elas perguntam
20 12
eles respondem
anônimo
14/06/2020 16h50
A culpa está no país que não tem vaga o suficiente pra pessoas trabalharem, mas quando a pessoa não procura nada aí o problema está nela mesmo
anônimo
14/06/2020 16h51
Acho que parte disso é culpa dos pais que dão superproteção pros filhos. Ai quando chega a hora eles esperam que o filho já saiba tudo, que esteja pronto pra qualquer coisa.
14/06/2020 16h54
O nome que ouvi para isso é geração "nem-nem": nem trabalha, nem estuda. Acho que em 2018 fez-se uma pesquisa e 25% das pessoas entre 18 e 34 anos não estudam ou trabalham. Em outros países, como o Japão, esse fenômeno é mais antigo e remonta à década de 1990 e vem piorando.

Uma das justificativas (sem evidências, claro) que ouço é que parece que está se normalizando o "tudo no seu tempo" para justificar uma entrada muito tardia nos estudos ou trabalho.

Ouço de muitos pais e mães, ademais, a seguinte frase: "dou aos meus filhos tudo o que eu não pude ter quando jovem", sendo que em seguida atribuem a culpa a si mesmos por "mimarem" (por falta de palavra melhor para explicar) os filhos ao extremo.
14/06/2020 16h46
É um assunto complicado. Os mais velhos acham que é falta de vontade dos jovens, mas também na epoca deles quem tinha faculdade era um rei, e qualquer pessoa conseguia comprar uma casa boa em uma cidade como são paulo.

Hoje se vc não tem faculdade vc é um lixo. Qualquer salário mal paga suas contas e comprar uma casa em uma cidade igual são paulo é missão impossível para um simples trabalhador.

Tem outros fatores na equação também, mas isso é o mais forte na minha opinião. A economia e a política são bem diferentes dos anos 60/70. Nem dá pra comparar.

Eu ainda aposto que o futuro será sair das grandes cidades e povoar o interior do país. Custo das coisas caí bastante e é possível morar em paz lá.
anônimo
14/06/2020 16h58
Vc ta confundindo geração canguru é a que não saiu da casa dos pais mas que trabalha ou estuda esses que não fazem nenhum dos dois são os nemnem nem trabalham nem estudam
anônimo
14/06/2020 18h02
So pra contrariar, É SUA CULPA!!!
anônimo
14/06/2020 17h45
O problema hoje e apadrinhamento. Mesmo tendo estudo as chances não são iguais. Sempre o sobrinho, o filho do gerente ganha a vaga, mesmo que ele seja burro igual uma porta.

Eu fui indicado pelo gerente da filial do meu estado. Por isso estou assim. Se dependesse de.meus estudos babau. Por isso digo, trabalhem seus networks. Amizade só com pessoas influentes, isso se você busca uma carreira de sucesso.
Infelizmente tem que ser assim, se não você fica estagnado e não cresce
14/06/2020 16h44
As pessoas simplesmente fazem o que é mais fácil pro presente, o futuro depois cobra a conta. Uma minoria é educada de forma correta e positiva (negativa ocorre até mais) pra se precaverem. Relaxa com isso, só não "deite eternamente em berço esplêndido".
15/06/2020 01h20
O custo de vida no Brasil subiu enormemente, lembro que há poucos anos com 20 mil reais você conseguia comprar uma casa, hoje em dia você não compra mais uma casa por menos de 150 mil.

Eu acho que o custo de vida no Brasil está mais caro do que em países desenvolvidos se bobear.

Agora, se não quer estudar, tem que trabalhar, ficar sem fazer os dois é complicado.
anônimo
14/06/2020 16h42
Vamos cometer suicídio?
14/06/2020 18h25
Importante é fazer canguru perneta.
Vai gozar
14/06/2020 16h41
Muito triste...
anônimo
18/06/2020 22h45
Devem ter crescido sem a presença de um pai.
18/06/2020 16h59
Dos cangurus, claro! kkkk
15/06/2020 01h23
A culpa é do PT, pessoal acha que lacrar no Twitter vai melhorar de vida e que tem alergia a CTPS
anônimo
14/06/2020 18h13
Olha, eu sai da casa dos meus pais com 27 anos, época em que eu tinha terminado a faculdade e vim morar em são paulo. Dessa época pra cá eu sempre me virei sozinho, porém o que eu acho de muitas pessoas que conheço é que elas não querem crescer pq não fazem por onde conheço uma guria que tem 30 anos e irmã dela tem 42 anos, moram com a mãe, tudo bem a mãe tem condições e elas ajudam no comércio da mãe, porém não são pessoas que vão em busca do delas sabe? Ai termina ficando dependente, pois por mais que elas ajudem no comércio não é algo que foi conquistado pelo esforço delas. Ai muitas reclamam que não tem emprego, que não consegue emprego mas não es esforçam, não correm atrás, vive indo em praias, viagens, festas nos fins de semana, mas não abdicam de nada para serem independentes e olha só elas tem mais oportunidades de se tornarem independentes do que muitas pessoas pobres e lascadas. Minha família é pobre, tudo que eu conquistei foi fruto do meu esforço. Eu sempre me virei. É como disseram ai, o problema está na criação.
anônimo
14/06/2020 18h09
Nunca deixe de estudar e buscar alternativas. Uma hora você será contemplada...
anônimo
14/06/2020 18h07
Então... Cada caso é um caso .
Tem a pessoa que é relaxada mesmo.
Tem a pessoa que ainda não encontrou seu caminho tipo, pessoa fez uma faculdade mas percebeu que não sente tesão na profissão.
Tem aquele que não sabe o que quer pra si.

Eu costumo dizer que no fundo sempre tem alguém que banca , pode ser pais, irmãos , namorado.
Se existe alguém que banca , vai ralar pra que ?
14/06/2020 17h42
É uma geração que precisa parar de por a culpa nos outros e aprender a assumir responsorialidades.
Isto incluí o próprio sustento. Situações transitórias são escusáveis; falta de atitude e comodismo, não.
anônimo
14/06/2020 17h07
A culpa é minha
elas respondem
14/06/2020 17h23
Eu acho que o problema é bem mais embaixo, do que ser de geração x ou y.
Desempregados temos aí na faixa dos 45 anos profissionais formados que, também são dependentes dos seus familiares, porque não há emprego, porque o mercado exige reformulações... diferente de 30/40 anos atrás, onde até na roça, se conseguia trabalho, um pedaço de terra a preço de bananas para se morar, e sem qualquer tipo de formação profissional, Inclusive. Que aliás, tbm custa, nos tempos atuais.
Desemprego, incapacitação profissional independe de geração, isso afeta mts no nosso país. .
Acho diferente de ser um parasita acomodado sem perspectivas. Há os que estão nessa situação, mas buscando, almejando melhorias ou independência em suas vidas, mas não conseguem.
anônima
14/06/2020 16h48
Pra mim o erro está na educação dada pelos pais, muito permissiva. Não foi cobrado e exigido que o filho começasse a trabalhar desde cedo e desse valor ao dinheiro e foi deixando a vida levar.
Mas acho que nunca e tarde pra vc mudar essa realidade, enquanto seus pais estão vivos vc ainda pode buscar alternativas de se sustentar sozinha. Só que tem q buscar de vdd e não esperar cair do céu.
14/06/2020 17h11
A culpa, no geral, são deles mesmos. Eu estou na faixa dos 30, não tive ajuda de família nem nada, mas sempre trabalhei e me virei sozinha.
Não ter apoio ou grandes oportunidades não é desculpa pra se tornar dependente. Mas concordo que não ter ajuda dificulta um pouco sair e se virar nada vida.
14/06/2020 16h42
A culpa é dele mesmo, mas alguns têm um tipo de bloqueio porque ao chegar numa certa idade, mesmo tendo vontade de trabalhar, colocam um milhão de empecilhos na sua frente e não conseguem reconhecer que tem talento para alguma coisa. Conheço gente assim.
anônima
17/06/2020 15h51
Isso é a geração nem nem, nem Estuda e nem Trabalha e como eu não nasci pra adotar e sustentar homem barbado, pulei fora do meu relacionamento de 6 anos pq ele era um nem nem, homem com 30 anos nas costas morando com os pais e não dava um prego numa barra de sabão, pulei do barco tarde, mas não naveguei junto. Homem tem que trabalhar é o minimo.
18/06/2020 17h45
Do presidente
anônima
18/06/2020 17h43
Rlx que a escravidão voltará e nao faltará ''serviço''.
Tudo a seu tempo.
18/06/2020 16h58
Pelos seus comentários eu vi que está estudando empreendedorismo, isso mostra que você não está confortável com a situação e está tetando mudar a sua realidade, esse é o começo do sucesso.
14/06/2020 18h47
Você está confundindo geração "nem-nem" com geração Canguru. A geração canguru é aquela em que os jovens com mais de 30 anos ainda moram com os pais, porém trabalham e estudam. Já a geração "nem-nem" são jovens que nem trabalham e nem estudam. Sobre a culpa na qual você se refere, existem várias vertentes. Olhando o atual cenário econômico do país, ainda mais com a pandemia do Coronavírus, não se pode condenar quem realmente está procurando, enviando currículos e não consegue retorno algum. Mesmo com estudos, cursos, experiências, não está sendo fácil. Já aquelas pessoas que realmente se acomodaram, e não fazem nada, é sim culpa delas e dos pais que simplesmente não cobram. Falo isso por experiência própria. Sempre trabalhei, fiz cursos e faculdade, e mesmo estando desempregada há alguns meses, consegui arrumar um emprego. Situação bem diferente do meu irmão, que só teve um emprego, no qual arrumaram para ele, e depois de anos trabalhando, simplesmente o abandonou. E depois disso, nunca teve coragem nem de fazer um currículo. E até hoje vive assim, dorme até 13:00 e não tem coragem de lavar uma roupa. Então, nesse caso a culpa é dele mesmo, e da minha mãe que não toma uma atitude.
14/06/2020 18h21
A culpa é dos pais.
Mas vc é responsável pela sua vida.
Acho que esse é um dos poucos casos que grande parte da culpa é externa a vc, porém, mesmo sendo externa, vc é a única responsável pelo resultado que isso causou na sua vida.
anônima
14/06/2020 18h17
Tipo os VASPP ? Kkkk
14/06/2020 18h07
Muitos pais tendem a recompensar os filhos com tudo que não tiveram, de certa forma os coloca no caminho fácil, quando a vida não é realmente assim.