eles respondem
Claro que não.
Capitalismo não tem nem 300 anos.
Querem colocar a culpa de tudo o que acontece no capitalismo. Virou o bode expiatório pra tudo.
Não, do movimento romantismo. Esse negócio de ficar criando historinha, de principe encantado, de alma gemea etc..
A verdade é que é tudo uma mentira. A relação humana é bem complicada cheio de altos e baixos. É uma ilusão achar que vc vai casar e nunca terá brigas ou intrigas com a pessoa ou a família.
Porém, o amor existe sim. Querer o bem, desejar que a pessoal se desenvolva e seja melhor do que é. Isso é real. Apaixonar não é amor, é paixão. É carne, sexo, luxuria.
Hoje as pessoas casam apaixonadas, quando a paixão acaba, acaba o casamento. Por isso tanto divórcio.
Óbvio que não, mas o capitalismo alterou a vivência é o conceito de amor, a o longo do século xx as esferas afetivas e econômicos passaram a se mesclar de maneira indissolúvel, é so vc ler a literatura de autoajuda, revistas femininas, programas de entrevistas e sites de relacionamento, nos quais sentimentos são cada vez mais inspecionados, discutidos e negociados.
Sim, o amor é um plano maquiavélico do capitalismo com a intenção de desgaste da natureza, através da extração do latex da seringueira para fabricação de camisinha e extração de metais e pedras preciosos para que sejam feitas as alianças e os presentinhos caros e inúteis
Só não enxerga quem não quer
Não... Da genética... Basta estudar neurociência e vc vai descobrir exatamente de onde ele vem.
Não. Mas influencia as pessoas de tal forma como se fosse. Todas as datas comemorativas foram criadas pelo comércio como forma de estimular as vendas. Muitas pessoas acreditam que o que se recebe de material de seu parceiro ou parceira é diretamente proporcional ao amor que tem por elas. Nesse sentido, quanto mais caro for o presente, maior é o amor da pessoa. Infelizmente é assim na maioria de toda relação, amorosa, de amizade, profissional e por aí vai.
Exato!! É invenção do capitalismo pra vender chocolates e flores. Muito astutos esses donos do mundo Illuminatis mesmo.
Não, o fato de capitalizar em cima desse tema não é o mesmo que criá-lo. O que você pode falar é em uma distorção, como se a vida a dois fosse pautada em cima desse sentimento e ele em si bastasse.
Não.
Amor é invenção da natureza e suas reações químicas.
elas respondem
Maior mentira do mundo , que mane amor ..amor e dinheiro no bolso!!!!!!
Amor ilusão .
não, é invenção do jesus hippie. antes só existiam vikings e índios fodendo e matando ao redor do mundo e ninguém sabia o que era amor
não, o capitalismo reforçou apenas.
Talvez a ideia de amor monogâmico, sim. Já o sentimento e as emoções, não. Não de algo realmente chamado "capitalismo", mas um exemplo: os casamentos só começaram a ter importância quando surgiu o conceito de posse e herança, até por isso era importante a mulher casar e virgem e tal, pro pai ter certeza de quem seria o herdeiro do que fora conquistado por ele. Antes disso, a galera fazia orgia numa boa e a criança que nascia era criada pod todos. Daí eu creio que podemos amar e nos atrair por várias pessoas ao mesmo tempo, mas a ideia de monogamia meio que "inventou" esse tipo de amor eterno e exclusivo entre duas pessoas.
O amor romântico é sim. Só ler Bauman para compreender. Muito bom!
Nada a ver. Amor sempre existiu.
Pura invenção, amor entre homem e mulher não existe
Em primeiro lugar,em você se baseia para ter essa pergunta em mente? Não entendi
Sim, amor é uma invenção.
Sempre achei que o amor fosse um sentimento que existe desde sempre, nossa como eu fui boba claro capitalismo... Agora fazer todo sentido.
Não. O amor existe desde os primórdios da humanidade. Desde as primeiras civilizações.
Como já disse aqui muitas vezes e continuo a repetir , não acredito num amor romântico de filme , isso não existe ( é ridícula essa ideia de que isso é o que se resume em amor). Acredito apenas em boa convivência , respeito , admiração e carinho .
O restante é só invenção para tornar as pessoas frustradas , procurando por algo que nunca vai achar ou que só existe na ficção .
E não , não é uma invenção de capitalismo , desde que o mundo é mundo as pessoas procuram alguém que será sua alma gêmea ou coisas do tipo , está na essência do ser humano querer ter alguém para dividir alegrias e frustração pois o ser humano é um ser que necessita de contato com outros . Mas o problema é que algumas pessoas idealizam demais achando que relacionamentos são perfeitos .
O capitalismo veio antes a.C?