A esperança
votei em Só se essas corjas de parasitas sumirem do poder
19/06/2020 02h19
Acreditar acredito
votei em Sim
anônima
19/06/2020 02h09
corrupção existe em todo lugar, mas sei do mito que a corrupção é o grande problema do brasil.
A corrupção se combate investigando, dando liberdades para polícia, ministerio publico, judiciario, um poder controlando o outro. Com transparencia das ações públicas. População sabendo dos atos públicos. E TODOS esses focados no BRASIL para BRASILEIROS.
Talvez num futuro bem distante o brasil seja diferente.
tão cedo o brasil não será um bom lugar, pois ele ja ta totalmente comprometido. Rever ações colocaria ainda mais em descretido todo o país. até internamente. O brasil que tentou se erguer acabou, falta so enterrar mesmo. Resta saber qual o ''novo brasil'' surgirá dessa ''brincadeira''.
Chuto: nada diferente do ''país'' sempre foi a maior parte da sua história. Domínio de oligarcas, colonia de exploração, povo em miséria e o Estado patrimonialista em plenitude.
anônima
19/06/2020 02h32
Odeio pessimismo, mas infelizmente..
votei em Nunca
anônima
19/06/2020 02h18
Mas já extinguimos a corrupção em 2016, quando tiramos o PT.
votei em Só se essas corjas de parasitas sumirem do poder
19/06/2020 23h57
Corrupção aqui é mato
votei em Nunca
anônima
19/06/2020 23h51
Votei nesta pra ficar equilibrado. Equilíbrio é tudo.
votei em Talvez
19/06/2020 21h05
Não, o país desde o processo de colonização foi alicerçado em uma roubalheira danada, então, não tem como mudar isso, sempre haverá roubos, desigualdades...sempre.
votei em Não
19/06/2020 16h27
Queria acreditar que sim porém acho muito dificil.
votei em Nunca
19/06/2020 16h25
Nunca, infelizmente não acredito nisso, até por que mesmo que um honesto esteja no poder, sempre terá muitos desonestos em volta para derruba-lo, não é caso do Bolsonaro, mas o governo dele, me mostrou que para se eleger e continuar no poder, é preciso para alem de atender aos próprios interesses, atender interesses de outros que movimento todo sistema. caso contrario o próprio sistema vai derrubar.
votei em Nunca
anônima
19/06/2020 16h19
nao sou otimista
votei em Nunca
19/06/2020 16h19
Nao. Nem em 200 anos. Talvez e talvez se derem restart no país....
votei em Não
aff
19/06/2020 04h01
Não.
eles respondem
19/06/2020 16h12
O problema da corrupção brasileira é que ela é sistêmica, ela vem desde os altos escalões do governo até os mais baixos. Todo dia sai no noticiário esquemas de corrupção envolvendo diretores de hospitais, juízes, policiais, políticos e etc... A cada 100 reais que o governo libera para a saúde, apenas 10 reais chegam ao destino, o resto se perde no caminho. Obras superfaturadas praticamente fazem parte da cultura brasileira, tudo aqui é superfaturado, a copa foi um exemplo. Não adianta culpar apenas os políticos de Brasília, porque eles são brasileiros como qualquer outro e também são eleitos pelo povo, então não adianta chorar, temos que mudar a cultura do país, para depois querer exigir do governo.

O problema do Brasil é estrutural e desmanchar isso pode levar muitos anos, talvez décadas. Você não percebe o esforço que nossos políticos fazem para impedir leis mais duras contra corrupção e etc? Por que você acha que isso acontece? A população também não comenta, não debate e não cobra, dai fica complicado.

A burocracia estatal favorece essas coisas também, transparência é o que o estado brasileiro não tem, por isso investidores estrangeiros evitam ao máximo o Brasil, porque aqui é um pesadelo, amanha os políticos podem decidir algo e várias empresas falirem, porque é assim que funciona o país. Não é a toa que vários brasileiros se arriscam atravessando a fronteira do México para tentar uma vida melhor, porque o Brasil é um país de burgueses, pobres aqui tomam no rabo, mas temos o "SUS" né, então tá de "boa".
votei em Talvez
19/06/2020 20h46
Tenho esperança que o voto ainda vai renovar e não reeleger
votei em Sim
anônimo
19/06/2020 23h52
Difícil. Tá arraigado em nossa "cultura".
votei em Não
19/06/2020 22h10
Só se as pessoas tomarem vergonha na cara e pararem de reeleger pessoas que decididamente é muito fácil constatar que são corruptas e fazem desvio de dinheiro público. Se isso vai acontecer? Vejo com grande dificuldade essa possibilidade, mas eu diria que infelizmente do jeito que as coisas estão setadas por aqui, a probabilidade dos fatores necessários para que aconteça esse despertar coletivo, sem a merda explodir de vez, infelizmente é muito pequena.
votei em Só se essas corjas de parasitas sumirem do poder
19/06/2020 22h05
Menos corrupto sim, agora a corrupção acabar ou perto de zero eu não acredito
votei em Sim
19/06/2020 20h54
A corrupção está nas entranhas do povo brasileiro.
votei em Não
19/06/2020 20h32
Primeiramente, enquanto os governos não forem formados por associações totalmente voluntárias protegidas por sistemas de segurança voluntários, há algum nível de corrupção das virtudes.

Mas pragmaticamente falando, acho que é sabido que nas últimas eleições, houve envolvimento de uma voz popular relevante que estava sendo silenciada, e existem atualmente muitos agentes no congresso, no senado e no poder judiciário sabotando o avanço do interesse dessa população em privilégio do interesse próprio e de sua classe.

Se Rodrigo Maia (com cerca de 74.000 votos), depois de ter sido isolado, for trocado por um novo presidente da câmara dos deputados em novembro que seja aliado em partes ao centrão (que também foi eleito pelo povo), mas que esteja em mais conformidade que Maia com os 57 milhões de votos do governo agora eleito, é possível haver revogação da PEC da bengala e então, Bolsonaro poderá indicar 4 ministros em vez de 2 para o STF, tendo influência de mais de 1/3 da casa. Há de se atentar, apesar disso, que esses ministros serão sabatinados pelo senado, cuja presidência está com Davi Alcolumbre, então também haverá algum nível de sabotagem no meio.

Se não houver revogação da PEC da bengala ou outra estratégia, acho complicado haver alguma mudança, pois os ministros do STF não são eleitos por voto popular, e provavelmente os próximos que entrarem estarão a favor dos que já estão lá, entrando um liberal/social-democrata (lembro que Moro conversa muito com Alexandre de Morais, por exemplo) ou esquerdista na presidência (o que eu acho factível se o substituto de Maia continuar barrando medidas do governo que são do interesse daqueles que elegeram o mesmo).
votei em Só se essas corjas de parasitas sumirem do poder
anônimo
19/06/2020 16h49
Nunca. Isso aqui é o lixo do lixo da humanidade. Esquece, isso aqui NUNCA vai ser menos corrupto.
votei em Nunca
anônimo
19/06/2020 16h40
Sim, mas acabar com a corrupção acho impossível, quando as pessoas passarem a achar que é melhor seguir por outro caminho que não seja querer enriquecer de maneira ilícita ou mesmo levar alguma pequena vantagem de forma ilegal, já é um bom começo. Mas cabe a todos nós colaborar, pois o dinheiro jorrando lá no topo respinga lá em baixo, e nessa hora a maioria não fica fica de fora e pior ainda acham que é o direito delas .
anônimo
19/06/2020 16h26
Não só o Brasil, mas o mundo todo. Sempre quem tem mais quer tirar vantagens sobre outras pessoas.
votei em Nunca
19/06/2020 05h15
Tem que ser muito analfabeto histórico - se bem que é uma pandemia nacional - pra achar que a "corrupção" é o que impede esse país de sair da merda.
anônimo
19/06/2020 03h59
Não... Já falei inúmeras vezes.. Políticos são o reflexo da maioria da população.
Isso não vai mudar nas próximas décadas
votei em Não