Meu gato também faz isso, quando eu estou mal ele passa bastante tempo perto de mim. Uma vez, eu tive cólica muito forte de menstruação, meu gato estava na sala dormindo. Mas, de repente eu senti a cabeça dele na palma da minha mão, ele saiu da sala e foi atrás de mim no quarto. (Também não tem o costume de ficar muito grudado)
Claro que sim !!
A minha primeira gata fazia isso quando percebia que tinha algo errado comigo.
E meu companheiro tem 2 gatos (ele é no seu estilo) e ele sempre diz que quando està tendo crises de dor, os animais vem pra perto dele, e olha que ele nao faz barulhos nas crises.
E uma vez um deles (o mais carinhoso que gosta de interagir) estava dormindo perto de mim, e eu comecei a chorar , eu nao faco escandalo ao chorar, mas o bichinho percebeu, levantou e começou a esfregar a cabeça no meu braço. E ele fez isso duas vezes. Pq eu achei lindo, me acalmei e ele tornou a se deitar, mas minutos depois tornei a chorar e ele fez de novo.
O gato é um animal onírico. Ele "filtra" as energias do dono e neutraliza as energias que estão te fazendo mal. Animais de estimação são nossos protetores.. seu gato provavelmente sentiu que você estava mal e tentou neutralizar suas dores através da companhia.
Minha gata é siamesa como o seu gatinho. Ela não aceita ficar no colo, nem mesmo em contato físico, mas gosta de ficar perto ao alcance da mão. Ela só sobe no colo se a gente estiver psicologicamente mal, especialmente se tivermos brigado. Eu sinto que ela resolve se esforçar para cuidar da gente nessas horas.