O senado pode rejeitar as indicações dos ministros.
"Ocorre que, após a indicação, cabe ao Senado Federal apreciar o nome indicado, fazendo a chamada "sabatina", momento de questionar o indicado acerca de sua trajetória pessoal e profissional para, sendo o caso, aprová-lo por maioria absoluta".
Fonte:
https://gabrielmarques.jusbrasil.com.br/artigos/214751503/o-senado-ja-rejeitou-algum-ministro-indicado-para-o-stf

"Conforme um estudo realizado pelo ministro Celso de Mello, decano do STF, ao longo dos últimos 127 anos – desde a Proclamação da República, em 1889 –, o Senado rejeitou cinco indicações presidenciais, todas durante o governo Floriano Peixoto (1891 a 1894): Barata Ribeiro, Innocêncio Galvão de Queiroz, Ewerton Quadros, Antônio Sève Navarro e Demosthenes da Silveira Lobo".
Fonte:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2017/02/senado-pode-vetar-ministro-do-stf-mas-ultima-vez-que-isso-ocorreu-foi-ha-123-anos-9715536.html

Histórico sobre o STF:

https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/super_imgos_167_ministros_do_stf.jpg?quality=70&strip=all

eles perguntam
0 3
eles respondem
anônimo
21/10/2020 19h38
Conheço
20/06/2020 02h21
Conheço o fato de que tu nunca comeu ninguém pra vir com esse papo numa sexta pra sábado às duas e meia da manhã, "schrodinger".
anônimo
20/06/2020 02h14
Sim, conheço.
Eh muito difícil uma indicação do presidente não ser nomeado. Mas o Ministro do STF indicado pelo PT, Edson Fachin sofreu muita resistência no Senado, quase q não foi aprovado. Ele foi acusado de exercer advocacia privada, o q era ilegal, pois ele era procurador do estado do Paraná, e pela Constituição do Paraná, procuradores não podem advogar de forma privada. O PT teve que usar toda sua influência para aprovar ele, teve um grande desgaste. Só consegui pq ele era amigo de um Senador o PSDB, ou seja, ele era amigo de um Senador da oposição, que defendeu ele.
De qualquer forma, o Edson Fachin que foi acusado injustamente no Senado, deveria se lembrar disso, mas parece q se esqueceu e permitiu todos os desmandos da lava Jato. Melhor seria se tivesse sido barrado na Sabatina. Mas de qualquer modo, a sabatina não eh tão fácil, sua vida eh revirada, para comprovar os requisitos exigidos pela Constituição: reputação ilibada. O Alexandre Moraes também sofreu uma Sabatina bem difícil, ele foi acusado plágio, pois lançou um livro é nele tinha transcrito informações de outra obra, sem fazer a citação do autor original. O Barroso teve uma Sabatina bem mais tranquila, mas me decepcionou muito, era conhecido como jurista garantista quando era advogado, mas depois q virou ministro do STF, virou um punitivista...