1. Ela "era" professora? ou ela "foi" professora?

2. O pai de Davi "era" uma pessoa excelente? ou o pai de Davi "foi" uma pessoa excelente?

3. Ontem "foi" sexta-feira? ou ontem "era" sexta-feira?

4. Romário "foi" o Rei da Grande Área? ou Romário "era" o Rei da Grande Área?

5. Ayrton Senna "era" um grande piloto? ou Ayrton Senna "foi" um grande piloto?

eles perguntam
1 3
elas respondem
eles respondem
20/06/2020 08h55
São tempos verbais diferentes, que dão sentidos diferentes às frases, mas obviamente que construções simples acabam funcionando no mesmo sentido pelo uso comum da língua. "Era" = ação incompleta, foi "ação completa". Existe gramaticalmente o "correto" uso dos tempos, mas a língua funciona na prática.

Exemplo:

1. Ela "era" professora? ou ela "foi" professora?
Depende. A primeira diz que ela era professora, e algo aconteceu depois contrário ao fato. A segunda só diz que a fulana já trabalhou como professora e ponto final.
20/06/2020 08h53
Pretérito perfeito, no caso, indica uma ação que não é de costume, muitas vezes tendo algo condicionante, contextual e às vezes implícito. (Foi)

No caso do imperfeito, indica algo corriqueiro, que se arrastou durante algum período de tempo, até ter sua condição mudada. (Era)

Tem ainda o pretérito composto, indicando alguma ação ou estado que se arrasta até hoje. (Ter + particípio do verbo principal).
anônimo
20/06/2020 09h03
A diferença entre os dois é meramente contextual.