O que afetaria o Brasil? Já entrei em um debate em sala de aula e a conclusão foi que o sul não seria afetado, na verdade iria crescer e tals...
Mas como ficaria o Brasil?

elas perguntam
20 19
eles respondem
anônimo
21/06/2020 02h22
O Brasil não afetaria quase nada,eles que iriam sair se fudendo mesmo kkkk
Maior parte da produção do país vem do sudeste

Tem uns sulistas mongols aí que acham que se separando do país vão virar uma espécie de "colônia europeia" ,sendo que vão virar mais um mini país fudido e pobre da América latina.
anônimo
21/06/2020 03h07
O povo do sul que vá para o inferno. Gentinha idiota que acha superior aos outros, quero que se separem e vivam no inferno, foda-se!

"Ain eu sou do sul, você sabia que eu sou descente de europeus?".

Quem carrega o Brasil é o sudeste, se o sudeste quisesse se separar, aí sim eu ficaria preocupado. Todos os estados de boa, mas o povo do sul tem que ficar com choradeira.
anônimo
21/06/2020 06h47
Primeiro, o Brasil é indivisível por constituição. Se alguma parte tentasse sair o exército entraria em cena, então essa pergunta é só teórica.
Segundo, o RS recentemente faliu (por investimentos muito interessantes e úteis na área da pesquisa científica e educação, mas mesmo assim não conseguiu se recuperar) e foi salvo pela União, então não é nenhuma vantagem, por exemplo, um Estado sair do Brasil. Isso vale para todos os estados, salvo São Paulo, que concentra quase toda a renda nacional.
Nota: nunca estive em São Paulo, não sou paulista.
anônimo
21/06/2020 02h24
Sou a favor do sul independe (questão da pergunta é muito profunda, mas acredito que no final os 2 sairia ganhando)

Obs: Não sou do Sul
21/06/2020 06h57
Bom, a Revolução Farroupilha dividiu a província, nunca foi um movimento uníssono do povo - ou da elite econômica. E quem impediu que os farrapos tomassem Porto Alegre e realmente colocassem algum plano realista de "independência" foi o próprio povo local. Nossa cidade se chama até hoje de "leal e valorosa" por isso, título oficial dado pelo Imperador.

Além disso, sequer os farroupilhas republicanos foram pra guerra por qualquer razão séria de quererem ou se sentirem "um outro país". Os motivos era reais e envolviam a história recente do Brasil independente e sua estrutura política e fiscal, o blefe da "proclamação da república" foi isso mesmo, um blefe, pra pressionar o Império e talvez insuflar mais o povo a luta.

E é preciso deixar claro, por fim, que "sul" é vago demais, existem três estados com história diferentes e complexas, estão longe de serem uma coisa só. Esse negócio (eles chamam movimento) de "sul é meu país" é do Paraná, que quer embarcar na "fama" de separatistas que os gaúchos tem. Talvez seja ancestralidade, além de termos colonizado metade do estado deles, chegamos a tomar e ocupar Curitiba em 1894 durante a Revolução de 1893 e fazer a festa nas polacas paranaenses, e todos lá devem ter sangue rio-grandense, por isso essa obsessão.

Então, isso não existe, é uma fanfarronisse engraçada só. Em pleno século 21 essa palhaçada? Me poupe. O Brasil já é uma merda com todo mundo tentando se ajudar. Aliás, paranaense e catarinense nunca viram uma guerra, no primeiro tiro saem correndo. O Rio Grande sangrou o seu povo em nome do Império do Brasil em quatro guerras internacionais.
anônimo
21/06/2020 02h47
Já houveram guerras no nordeste, pela separação de região e deu em poha nenhuma.
Se você ou seu professor tivessem lido ao menos o artigo 1 da constituição Federal de 1988, saberiam que isso não é possível. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
.
Art. 18
§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
.
Então... No máximo poderiam criar novos Estados ou aumentar a autonomia dos Estados Brasil. Separação não seria possível nem mesmo via Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Boa noite
.
P.S Não mudaria bulhufas alguma no Brasil. Seria apenas um Chile 2.0 (mais um país ferrad0)
anônimo
21/06/2020 11h52
O Sul do Brasil foi uma região "dada", de graça aos imigrantes europeus. Não podem simplesmente querer sair agora. Essa terra não é sua.
21/06/2020 20h37
Se o sudeste (SP, RJ e MG) desistirem do Brasil, este país quebra violentamente. São os estados que juntos formam mais da metade da fortuna do país inteiro, sobretudo São Paulo que paga muito ao governo federal para manter os desgovernos do nordeste, e partes do norte e sul.

Se o sudeste se livrasse desse peso, provavelmente já seríamos um país muito bom.
anônimo
21/06/2020 06h53
Não muda nada. O Brasil só precisa de SP na verdade. La sim, é a locomotiva do Brasil.
anônimo
21/06/2020 06h43
O motor financeiro do Brasil é o estado de São Paulo, estado de São Paulo sim q deveria de se tornar um país.
21/06/2020 07h44
Acho que só o sul perderia. Não tem estrutura pra deixar de receber dinheiro do Governo Federal e virar um país.
Em dezembro estive em Florianópolis e andei com 3 motoristas de Uber que vieram do RS. Os 3 falaram que as oportunidades de emprego lá estão cada vez mais escassas e por enquanto SC está bem melhor.
anônimo
21/06/2020 11h20
Se acham só pq "descendem de europeus" ! Como se o restante do Brasil ninguém tem sangue de algum canto da Europa tbm...
21/06/2020 09h14
Se o sul virar um país, o sul cairá!

Isso é pura política, os sulistas dizem que querem independência, porém dependem obrigatoriamente do Governo. Respiramos a mesma cultura...

Mais fácil cair junto com o Brasil
anônimo
21/06/2020 11h27
Não, aí vamos perder a parcela de xoxotas rosadas.
21/06/2020 20h52
O pessoal de SP que fala “São Paulo é a locomotiva” “esse sim poderia virar um país”, são tão idiotas quanto os separatistas do Sul. A economia brasileira é interligada nenhuma dessas regiões se manteria e prosperaria sozinha.
anônimo
21/06/2020 09h17
Não faria falta nenhuma para o Brasil. Aliás, nunca fez diferença na economia, como a região sudeste faz, por exemplo.

A propósito, o menino mimado catarrento (o sul) consegue se manter sozinho ??
21/06/2020 20h46
Poder pode. Se iria prejudicar ou não dependeria do tipo de relação que tivesse com os países que o sul já tem comércio, incluindo o restante do Brasil. O Brasil ficaria um pouco mais pobre nós indicadores.
21/06/2020 08h53
Leia a constituição...
Nos 3 primeiros artigos vc já resolva essa dúvida
anônimo
21/06/2020 23h44
O sul fora não varia falta porque o epicentro do Brasil é o sudeste.
anônimo
21/06/2020 11h18
Por que a maioria dos Petistas saíram daqui. Já imaginou o que seria? Acabaram com o Brasil.
elas respondem
21/06/2020 02h23
Acho que o que gera mais capital é Sul e Sudeste, então daria uma piorada na situação.

Não entendo do assunto. Kkkkk
21/06/2020 09h16
Nordeste tb bem q poderia ser.
anônima
21/06/2020 02h24
Pq ele precisa do Sudeste e do Nordeste. Isso de emancipação é pura xenofobia isso sim, se julgam superiores por terem descendência européia.
anônima
21/06/2020 07h34
eu sempre achei que o pais deveria ser dividido conforme as 5 macroregioes! Talvez dividido tivesse mais possibilidade de crescimento mas é obvio que nao iam permitir. Ele grande assim dá pra roubar mais!
Se algumas figuras historicas soubesse no que ia se tornar talvez tivesse dito que se lasque vamos separar essa joça!
É um pais grande demais e desunido!
21/06/2020 09h23
Se a Constituição permitisse, eu assino embaixo, não muda nada na minha vida.
21/06/2020 11h16
eu acredito que diminuir território ajuda sim para administração pública e deixaria a região muito mais independente e no controle dos próprios déficits e superávits... a questão é que é constitucionalmente impossível e o povo jamais pegaria em arma para defender isso
anônima
21/06/2020 15h52
Xenté quê issó, pára qué tantô ódió
21/06/2020 02h25
Psé eu amoo o sul mais ou menos pois moro nele e algumas pessoas desse site tem ódio n entendo o motivo bjz
anônima
21/06/2020 02h23
será país sim
o sul é tão útil ao brasil quanto vc é útil ao capitalismo
anônima
21/06/2020 16h18
Eu não entendo essa fixação. Eu nao me importaria se o sul se tornasse um país. Eu ficaria triste se o nordeste se tornasse um país, imagine ia dificultar minhas viagens pra aquelas praias lindas de agua morna.
anônima
21/06/2020 09h22
Por mim pode ser, não faria diferença.
anônima
21/06/2020 23h49
por mim que se fodam os sulistas
anônima
21/06/2020 03h07
É uma pena kkk eu daria graças a Deus kk
anônima
21/06/2020 23h39
Eu daria graças a Deus ficar livre destes fascistas do sul
anônima
21/06/2020 02h22
nn unem pq a poha do RJ so tem milicia
anônima
21/06/2020 16h14
Não pode
anônima
21/06/2020 16h13
Eu gostaria que a cidade de São Paulo e a região metropolitana também se tornasse um país. Proibiria pessoas de outros estados virem pra cá pra arrumar emprego.
anônima
21/06/2020 21h03
Obs