*A depressão afeta mais silenciosamente os homens do que as mulheres.
Enquanto as mulheres são mais propensas a ficarem deprimidas, os homens são mais propensos a se matarem, por uma margem de mais de 4 para 1.
Devido ao preconceito alguns acham que é "doença de fresco" e que isso arranha sua masculinidade. Alguns dizem que "A solidão de ser macho é angustiante" e poucos homens têm coragem de admitir como dói o peso que carregam nos ombros. Ter que ser machão toda hora, não chorar, não falhar na cama, fazer o tipo homão que não deixa a peteca cair. Mas quando deita na cama, quer dormir logo antes que a insegurança tome conta de seu coração. "
Geralmente homens que tem dificuldade de expor os sentimentos e reprimem suas angustias, tende a ter:
-AUMENTO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS SUBSTÂNCIAS
-EXCESSO DE DISTRAÇÃO E COMPORTAMENTO ESCAPISTA
-ABUSO DE PORNOGRAFIA
-COMPORTAMENTO WORKAHOLIC- EXCESSO DE TRABALHO
-DISTANCIAMENTO SOCIAL E MAU HUMOR
-IRRITABILIDADE E RAIVA DESCONTROLADA
-DIMINUIÇÃO DO DESEJO SEXUAL

* Minha sugestão para assistirem no Youtube, o documentário ( O silencio dos Homens):

elas perguntam
13 1
eles respondem
anônimo
22/06/2020 11h20
É exatamente assim que é ser homem.
Não pode demonstrar fraqueza, e nenhum homem virá te consolar. Nenhum amigo sabe consolar e ser compreensivo, porque nunca foi tratado assim. A gente nem sabe como demonstrar afeto a outro cara, porque isso pode ser confundido com sentimentos amorosos. Contato físico então é confuso, e é preciso tomar cuidado para não parecer que está sendo fresco.
Isso se acumula criando uma torrente de incompreensão e anulação de sentimentos, que precisam ser extravasados de algumas forma. O álcool é uma destas formas, porque alcoolizado você se sente mais leve, e até mais sociável, podendo talvez até conversar sobre coisas com amigos que de outra forma seriam impossíveis. Mas corre o risco de se exceder e virar alcoólatra.
A outra via é a violência. Homens são muito mais agressivos por natureza que mulheres. Os hormônios por si só já garantem isso. Mas não poder se expressar em palavras leva a uma vontade de se expressar com ações.
Eu estou tentando corrigir essas coisas em mim, porém não encontro uma rede de apoio para me ajudar. Não sei me expressar a ninguém além da minha esposa, o que é considerado altamente normal para as estatísticas da população masculina, infelizmente. Não acho que seria acolhido por qualquer amigo se tentasse ser diferente. Se alguém tem um só amigo já tá no lucro.
Comecei essa semana a fazer psicoterapia, com um psicólogo homem, e fiz questão que fosse heterossexual. Eu queria me sentir compreendido em como me relaciono com outros homens e como me relaciono com as mulheres. Espero que dê certo.
22/06/2020 10h42
Ninguém precisa saber de nada, pois ninguém ajuda com nada.
Antes sair do buraco por conta própria.

Academia é vida.
anônimo
22/06/2020 14h24
Eu copiaria uma resposta que já dei a uma outra pergunta, mas a busca desse site é horrorosa de ruim.
22/06/2020 20h32
Existe sim uma cobrança social mais pesada sobre nós homens em relação à sermos mais duros na queda no aspecto sentimental, assim como há uma cobrança mais pesada sobre mulheres em outras situações.

Mas não tomo isso como fundamentação e fator predominante da não-verbalização sentimental típica masculina, porque é da nossa natureza sermos menos sentimentais do que o sexo feminino.

Nunca fui o tipo de pessoa que tem alguém pra quem recorrer e desabafar mágoas e problemas da vida em momentos difíceis, não sou assim. Meu jeito natural de ser me faz ser menos emocional (em relação à isso), e ter pouca ou nenhuma necessidade de buscar ombro amigo pra desabafar.
É natural meu filtrar e superar tribulações e organizar a casinha sozinho, desde a infância.

Pra ser mais correto, não é bem sozinho. Falo e me exponho 100% unicamente com Deus, e isso já me basta.

Não é que eu me contenho, é que não há um sentimento de necessidade minha de ter uma fortaleza sentimental humana, um conselheiro, essa necessidade de recorrer à outras pessoas como fortificante sentimental simplesmente não existe em mim.

Não há como prender internamente algo que não existe em mim, trata-se apenas do meu perfil psicológico, e da minha desnessecidade de expor sentimentos nesse contexto de "tô tisti querendo alguém pra desabafar".
22/06/2020 23h19
Sim. Depressão, solidão, por aí vai. Ainda bem que tenho amigos que se permitem ser vulneráveis perto de mim, e todo mundo do grupo tenta cuidar e apoiar um ao outro, o máximo que podemos.

Mas isso é uma bolha. No geral, sinto que não posso me abrir por receio de parecer fraco, afinal "um homem tem que manter a armadura brilhando, pra blindar um corpo que ninguém quer ver."

Se eu me abro pra gente de mentalidade fechada, eu vou ser automaticamente excluído e me tornar invisível. Digo isso por experiência.

Isso falando dos homens ainda...

Se for falar sobre como ocorre com as mulheres, acabo sentindo que o mesmo ocorre, só que de maneira mais sutil, mais implícita. Em outras palavras, o julgamento não é tão "jogado na cara".

Mas em resumo, a falta de empatia é algo generalizado. Eu não me abro já pensando que não vou ter nem simpatia, nem empatia por parte das pessoas. Não é a toa que a taxa de suicídios masculinos concretizados é muito grande.
22/06/2020 11h10
Só tenho um amigo com o qual compartilho essas paradas.
anônimo
22/06/2020 11h14
Olha, eu parei de falar sobre meus problemas pra os caras que eu conhecia, pq eu era o único que sempre falava, e toda vez que eu falava algo sobre mim. era como que eu passasse vergonha, era como que eu me tornasse um otário. fora que eles só davam as mesmas respostas de todo mundo então era isso
eu parei. não tenho amigos, e recentemente meu irmão soube muita coisa sobre mim
mais fora ele, eu não confio em outra pessoa humana
anônimo
22/06/2020 12h23
Sinceramente eu não me abro nem com minha parceira, sou do tipo que não gosta de desabafar os sentimentos. Porém não me sinto depressivo, vontade de se matar também acho bobagem, não acaba com a dor pra mim, só a torna eterna! Eu não consigo chorar, sou assim desde que meu pai morreu, não sei pq, as vezes nem me sinto humano de tão frio que me tornei! Mas isso tem afetado as pessoas que gostam de mim! Mas é uma boa questão, posso tirar lições boas daí.
22/06/2020 13h32
Se tem dificuldade pra se abrir é porque sabe que no fundo a amizade não é verdadeira. Eu tenho um amigo que considero como se fosse irmão. Já me abri muitas vezes com ele e isso faz um bem enorme. Claro que ultimamente eu tenho evitado, pois percebi que isso se torna um círculo vicioso.
anônimo
22/06/2020 22h37
Esse documentário é muito bom.

Eu tenho muita dificuldade de me expressar e me abrir para as pessoas, inclusive amigos mais próximos e minha parceira.
E eu gosto muito de ter amizades e o que mais me assusta é ver homens de mais idade como é o caso de meu e de muitos pais que eu conheço que hoje são sozinhos e sem amigos, enquanto vejo mulheres com mais idade que cultivam amizades.

Sempre pensei nisso desde criança. Uma vez perguntei para minha mãe porque homens de cabelo branco não tem amigos.

Realmente a questão da masculinidade é muito complicada. Somos cobrados em ser fortes. Não podemos mostrar fragilidade. Eu penso muito nisso. Atualmente eu sou o que esta com mais trabalho, enquanto que minha parceira esta desempregada e a procura de trabalho e eu me cobro muito em poder ter o suficiente para manter a gente e muitas vezes eu sinto que eu não sou o homem que ela espera.
Tem muitas outras questões envolvidas além dessas
anônimo
22/06/2020 22h41
Tenho um amigo, mas andamos afastados e, ultimamente, tenho guardado tudo. Mas é aquilo, todos estão pouco se fodendo, até porque isso não é doença de "homem".
anônimo
22/06/2020 23h43
Não tenho essa dificuldade. Para qualquer pessoa (homem ou mulher), aliás, eu posso me abrir; desde que tenha total confiança nela.
anônimo
15/12/2020 18h48
O foda é que eu tenho a maioria dessas características

Tenho irmãs é mãe, mas vou te falar que mesmo sabendo da minha depressão é ansiedade, pouco fizeram para me ajudar.
Mulher se importa muito mais com ela mesma, e é um bicho utilitarista.
Tô há uns 12 anos com depressão é ansiedade social.
elas respondem
anônima
14/07/2020 16h45
Obs