eles respondem
Depende do contexto em que você disse isso...
Eu acho que o termo em si foi inventado meio como a Professora Morelo de Todo o Mundo Odeia o Chris, como uma forma eufemista de não se referir a negros como uma população, mas se popularizou a ponto de não ter mais essa conotação, tornando-se comum. Não é pejorativo, mas eu ainda acho esquisito
Pode me chamar, vossa alteza. Você é da realeza. Pode tudo.
Meio nada ver pois o Brasil é um país miscigenado e muito provavelmente você e a grande maioria dos brancos aqui tem ascendencia africana
eu mesmo sou branco e sou afrodescendente
Lá nos States é normal chamar formalmente de African-American.
O engraçado é que lá chamar de "negro" é racismo, enquanto que "preto" é normal. Aqui é o contrário, imagina alguém falando "esse preto".
Está aqui a resposta. É "errado" se ele não gostar, dependendo da situação, ele pode não gostar de ser associado à África. Além disso, a pessoa ofendida é quem veste a carapuça.
Mas tecnicamente, existem grupos de negros provenientes de aborígenes australianos e de habitantes de territórios do oceano Pacífico.
Não!!. porém esse termo não é muito usado no cotidiano, e mesmo que você queira ofender alguém, chamar dessa forma não afetaria muito, pelo menos no meu caso, sou afrodescendente e mesmo se alguém me chama assim ficaria de boa.