eles respondem
É, hoje seríamos todos índios... Ainda haverá um dia que não terão mais a Europa para justificar as merdas.
Talvez por que sejam eles que forneceram o modelo de civilização vigente.
Obs: escravidão, pragas e corrupção - até onde sei- esteve presente em todos os lugares onde o humano pois os pés.
Em todas as culturas existiram pragas, escravidão, guerras e corrupção, em contrapartida, na Europa estavam alguns dos primeiros povos a desenvolver tratamentos eficientes e de larga escala para essas pragas (Thomas Koch era de lá), e também foram o primeiro povo que eu saiba a abolir a escravidão em larga escala, por meio da mão de obra assalariada. Além disso, a Europa e as Américas, em comparação à África, ao Oriente Médio e a algumas regiões da Ásia tiveram grandes guerras, mas também passaram por mais períodos de paz que essas outras regiões.
Mas realmente, você tem razão se tirar a descrição da pergunta, a Europa de atualmente não está muito de se admirar, sobretudo observando o projeto da União Europeia passando por cima das autonomias locais e aplicando projetos de controle cultural e de sistemas social-democratas, não há de se estranhar estarem em crise agora.
Os portugueses já foram expulsos há duzentos anos, não adianta mais usar desculpa.
Isso sempre existiu e sempre vai existir não importa a região. A primeira região a usar trabalho escravo foram as nações da africa. A corrupção também nao é de hoje, desde a antiguidade existe corrupção e isso tem em todo lugar
Eu não sou um dos admiriadores
O homem é problemático em qualquer lugar do mundo.
Assalariado que paga pau pra colonizador mesmo, é mais falha no raciocínio do que mérito deles, e um pouco de resquício da escravidão tbm, porque eles são os brancos, e nós os mestiços. Simplesmente complexo de vira-lata entrando em ação.
Porque eles são superiores. Adeus, falou...