eles respondem
Vc escolhe, eu sou mais mente aberta, eu acho que ninguém deve ser dominado por dogmas religiosos, mas a vida é sua, vc é livre tem muitas outras filosofias de vida interessantes. No caso dos evangélicos eles se acham os donos da razão, eu recomendo que vc expanda seus horizontes
Serve pra encher linguiça...principalmente dos líderes.
algumas igrejas fazem um terrorismo na cabeça das pessoas... tudo o que vc vê como ponto negativo eu concordo. Minha ex era testemunha de Jeová e lá eles fazem uma lavagem cerebral que pqp... Eu fazia umas perguntas e não sabiam me responder inclusive. Lá eu percebi que não era pra mim e pelo que vejo, não é pra vc tbm a que vc frequenta...
A lista de itens "negativos" é muito maior do que a de itens "positivos"
Vc questionar isso ou ter dúvidas em frequentar ou não uma igreja, templo ou religião, já é um bom sinal, vc está engatinhando pra se libertar de uma vez do sistema religioso.
Levará ainda muito tempo até que vc seja totalmente liberta do casulo religioso, até que vc veja que não precisa de nenhuma religião, templo, igreja, divindades, etc, pra viver sua vida.
Infelizmente, a maioria das pessoas que vão em igrejas ou seguem alguma religião, o fazem por influência ou pressão familiar.
Outras vão por "medo" ou temor de um deus ou de divindades imaginárias e invisíveis, medo de serem castigadas, punidas, medo de "irem pra um tal de inferno", se não irem em uma igreja.
Como se fosse crime ou pecado não frequentar alguma igreja ou religião.
A maioria dos pastores, padres e evangélicos em geral, trabalham a mente das pessoas com ameaças, pragas, condenações, maldições, castigos e punições eternas, vindas diretamente de um "deus bondoso e misericordioso" pra quem não seguir uma religião, ou não seguir um deus bíblico (vc vai pro inferno se não ir pra igreja, deus não vai te salvar, vc não vai ser arrebatada no dia do Juízo Final, a vinda de Jesus tá perto e vc vai ficar, vc está condenada a queimar no fogo do inferno, etc, etc, etc).
Outras pessoas vão a igreja por "se sentirem bem", como se as pessoas precisassem de uma muleta pra se sentirem bem.
Na verdade, a resposta pra sua dúvida está embutida, ainda que inconscientemente, no próprio texto da sua pergunta: Fé religiosa, será que isso é para mim? A resposta é não, vc não precisa disso.
Não é porque você senta no banco da igreja que você realmente está na igreja.
Conheço gente que ia na igreja quando pequeno, largaram, tiveram experiencias na vida que os fizeram voltar a sua igreja com a fé renovada.
Isso é coisa de neopentescotal fanático, a religião enquanto fenômeno da existência humana é um bilhão de vezes mais profunda que isso tudo. Eles só querem controlar pessoas e pegar a grana delas. Todo lugar tem ou teve esses exploradores, claro, mas hoje em dia, no Brasil, são esses aí.
Isso que dá quando a pessoa vai para a igreja só para causar e não por causa de Deus.
Fia, leia a bíblia, tente conversar com Deus, e ai decida se é isso que você quer ou não, pare de achar que tudo vai ser como você espera ou do modo que te agrada.
Acho que o mais importante é ser verdadeiro com o que é mais central na fé cristã: Jesus. Para as demais coisas ao redor temos que entender como cada um tem uma visão diferente de cada tema, acho muito difícil alguém que concorde totalmente com doutrinas. No comportamento das pessoas tem muita influência que não tem nada de origem cristã e temos que saber separar isso.
Bom, levando em conta sua própria percepção de todas essas questões que você mesma mencionou nos pontos de discordância, eu diria que ao menos o tipo de fé que estão tentando te vender não é para você.
Também nunca foi para mim. A realidade é que o contato com Deus nós devemos buscar no dia a dia ao seguir os mandamentos do antigo testamento e o exemplo que Cristo nos deixou, de resto, apenas institucionalização de uma verdade universal para manipular e controlar pessoas e até afastá-las do verdadeiro Deus, eu senti que você já está com vontade de pular fora e te recomendaria fazer isso mesmo.
Você não tem mais fé, todos os pontos positivos não tem nada a ver com a fé (ou com a bíblia) em si, então, você tem apenas religião no momento. Porém, vc fala com muita superficialidade sobre alguns assuntos, é bom vc aprofundar mais caso ainda queira tentar entender esses pontos. Cuidado pra não buscar apenas o que lhe é conveniente, você deve procurar conhecimento e os fundamentos daquilo que vai seguir, e não buscar lá aquilo que vc gostaria que fosse ... Boa sorte.
Sinceramente, você fez um discurso de como você não concorda com a igreja,e que essa fé não é pra você. Repare em sua própria lista de itens positivos. Eles são todos sociais. Você não cita a fé em nenhum momento, não cita Deus, não cita Jesus e nenhum outro aspecto da religião.
Isso significa que você vai à igreja pelo seu grupo social, não pela fé. Você pode continuar indo, mesmo sem acreditar, mas eu não iria. Sou muito independente e estou disposto a cortar laços para ter minha autonomia. Para as pessoas que eu amo, pefiro ser reconhecido por quem eu sou do que esconder minhas vontades e opiniões. Elas não precisar gostar de mim por completo, mas precisam me respeitar. Isso não significa que fico desafiando autoridades e sendo chato por aí com a minha família, mas quer dizer que eu não baixo a cabeça.
Se você se sente confortável em frequentar a igreja mesmo não acreditando naquilo pelo convívio tudo estaria bem, mas não parece ser o caso, porque você listou e descreveu minuciosamente os pontos negativos da sua igreja. Vale a pena passar por todos eles?
Se você se pergunta se é necessário estar em um templo para crer, pense o seguinte: quanto mais você sente raiva, desgosto ou mesmo tédio dentro de uma igreja, mais você desenvolve frustração e raiva não apenas contra aquelas pessoas e aquele ambiente, mas contra aquela religião. Frequentar um lugar que lhe faz se sentir mal afastará você de Deus, em vez de aproximar.
No fim depende de como você se sente. Pela sua descrição você parece se sentir mal enquanto frequenta a igreja, porque discorda de dogmas centrais da fé (machismo, preconceito, presunção de culpa - que é a ideia de que nascemos condenados e devemos buscar a redenção, em vez de que nascemos puros -, obediência, etc.). Entre em contato com a sua essência e verifique como se sente a respeito disso. Feche os olhos e fique na sensação
Sou católico, mas não gosto por exemplo do ritual repetitivo dela, aí quase não vou, nunca tive problemas assim na igreja, pelo contrario enquanto a frequentei no grupo jovem, vivi momentos maravilhosos que me ajudaram muito na vida. Triste saber que tem igreja fazendo isso com as pessoas. Mude de igreja, essa não está adequada a você, mas a sua relação com Deus não depende da igreja, a igreja é um meio de educação religiosa e local de encontros, é casa de Deus sim, mas você não depende só dela pra isso, ore, converse com ele ele irá te ouvir. Deus nunca abandona seus fieis, alias ele olha ate para os ateus. tenha fé e não deixe igrejas ruins te fazer issas coisa ai que pra mim é ruim.
Faça o que seu coração mandar
Você é só um objeto de prazer e nada mais. Aprenda o teu lugar.
elas respondem
Não nasci cristã, mas minha mãe é..eu saí da congregação que eu frequentava, justamente, por alguma coisas que sempre entrei em discordância com eles. Confesso que hoje eu sou muito de boa com a decisão que fiz, creio e sempre vou crer em Jesus e na palavra, mas tem coisas que eu vejo que é totalmente errado dentro de uma igreja. Então, é como a Hazel comentou, essa decisão é só sua, só você pode decidir isso...boa sorte!
O problema é que vc tá a muito anos na igreja mas não tem experiência com Jesus, vc tem que ir pra igreja por acreditar e não por causa do seus pais ,
Não sei que igreja é essa ? que não tem mulheres na liderança na maioria das ig tem pastoras , missionárias, dirigente , regente
na questão 3 se vc entendesse do mundo espiritual entenderia que não é preconceito aceitamos todas as pessoas mas a prática é pecado e isso é individual da pessoa
4 dízimo é mandamento
5realmente estamos perto do fim mas ainda não é o fim
7 ele é autoridade espiritual mas qualquer cristão pode orar pelos outros e também falar com Jesus mas se vc está confusa como vai orar por alguém?
8 a escrita é igual mas a revelação o entendimento geralmente sempre tem algo novo
9 ore seja sincera com Jesus diga que não tá acreditando nele, abra seu coração
10 te indico o canal do YouTube querida dani e pr Lucinho tá fazendo Live toda noite as 22 :30 no insta respondendo perguntas
Só quem pode decidir isso é vc mesma.
Já vi evangélicos que casaram com católico. Eu não acho que vc deva deixar a igreja interferir na sua vida não.
Ser evangélica acho q também não é pra mim, só se for uma igreja mais calma tipo neopentecostal q não são barulhentas, não proíbe roupa, tem igreja q proíbe vc de visitar outra... Acho isso errado. Enfim, eu acho que vc deve viver do jeito que vc acha certo e ser feliz, não fazendo mal a ninguém está tudo certo. Tem cada cristão hipócrita e sem educação que responde as pessoas mal, acho q não adianta nada se batizar e ir na igreja e viver com fofocas e julgando os outros.