"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor"

O pouco que sei dele, só me faz o admirar, aliás as pessoas que o tanto crítica, provavelmente não leu nenhum livro dele.
Entretanto se a educação no Brasil fosse aliada a suas ideologias, seria bem diferente.
anônima
24/06/2020 17h53
Foi responsável pela base da educação que temos hj.
anônima
24/06/2020 20h46
É, sem dúvida, o brasileiro que eu mais admiro.
anônima
24/06/2020 20h15
Uma bosta.
24/06/2020 21h03
Cumpriu muito bem o seu papel de tornar o povo brasileiro analfabeto funcional. Um dos responsáveis por acabar com a repetência das escolas públicas.

“Não há saberes mais ou menos: há saberes diferentes”
O que esperar de alguém que acredita numa falácia dessas?
anônima
24/06/2020 18h59
O que você acha da Luciana Genro?
25/06/2020 02h04
Interessante
anônima
24/06/2020 13h06
Nada
eles respondem
24/06/2020 13h09
Ele foi bastante inovador e respeitado na época. Mas a educação, em termos mundiais mesmo, já esgotou todos os modelos do século XX. Na prática, essa área vai ser revolucionada pelas novas tecnologias. Ainda pode ser interessante ler Freire, mas mais como um tipo de filosofia da educação, assim como Vigotsky, Piaget e etc. Serão sempre autores clássicos. Mas o mundo educacional está implorando por obras inovadores nesse novo século.
anônimo
25/06/2020 01h54
Um verme
24/06/2020 19h59

Uma pessoa aqui até citou algo pertinente, Paulo Freire tinha ligação com Luísa Erundina, que por sua vez foi uma das fundadoras do PSOL, de Luciana Genro. O modelo de escola moderna, de Martinho Lutero, João Calvino e outros, originado na Prússia, e teóricos como Althusser, John Dewey, Peaget e Vigotski guardam certa relação com o socioconstrutivismo, que já existia antes dele, ele apenas reproduziu isso no Brasil, por meio da figura de Anísio Teixeira.
De forma geral, o método que ele repassa da experiência de John Dewey e de Authusser acaba suprimindo o conteúdo e focando na metodologia, a ideia é que a realidade precisa se moldar à metodologia, e não o inverso. Na realidade, acho que esse seria principal problema do socioconstrutivismo, a supressão do conteúdo torna fácil manipular a forma como o mesmo chega aos estudantes. Com a ênfase no método ativo (mais uma vez o foco no método), além disso, é possível aplicar táticas como "pé na porta", "porta na cara", "apelo à autoridade", entre outras muito bem difundidas em documentos da ONU reunidos no livro Maquiavel Pedagogo, técnicas aplicadas em ministérios da educação de várias partes do mundo por causa disso, esse é o parâmetro que as pessoas têm quando dizem que Paulo Freire é referência mundial, possuindo até estátua em monumento que homenageia Mao Zedong. Além do problema de priorizar o método, por estar dentro do contexto da "escola moderna", pós reforma protestante, também há maior valorização da escolarização sobre outros aspectos (assistir aulas, frequentar a escola e ter diplomas não é parâmetro único para aquisição de aprendizado, além de que esse fator está relacionado a um maior controle sobre a educação, como ocorreu no sistema de educação da Prússia, por exemplo).
Posso dizer até que ele começou bem intencionado no sertão Angicos, mas acabou sendo cooptado por Luísa Erundina e outros agentes políticos ao longo do processo.
24/06/2020 20h19
Um merda, destruiu gerações inteiras com teorias idiotas que não fazem sentido algum.

Para educar é necessário a figura do mestre e do aprendiz, uma posição hierárquica de respeito.
Paulo Freire prega que não deve existir essa hierarquia... Não é a toa que cenas como essa se tornam mais e mais comuns.
Sem ordem e disciplina, não existe coerencia e respeito.

24/06/2020 19h04
Um homem admirável, além de seu tempo, reconhecido no mundo todo, que deixou de herança uma ótima base pedagógica e educacional.
24/06/2020 13h08
Não estudei o bicho, impossível ter uma opinião sobre o mesmo.
24/06/2020 19h04
Tinha uma barba admirável.
anônimo
24/06/2020 19h01
Não sei de nada sobre ele, logo não posso afirmar nada.