elas respondem
No INCA, há alguns se tratando.
Se procurar no Google Acadêmico, encontrará inúmeros casos.
O mundo é muito maior do que o nosso convívio social.
Ainda que alguém diga que fuma 30 cigarros diários desde a infância e atingiu a velhice com pulmão saudável, a regra é muito maior do que um ponto fora da curva.
Não sei se bebida mata mais do que fumo, nem se alguém já pesquisou sobre isso. Teria que verificar na base de dados do Min Saúde.
muitos, sou estudante de medicina
sim, morreu. Conheço quem teve e era fumante passivo tbm
O cigarro não causa só câncer de pulmão. O tabagismo é um importante fator de risco em vários outros, como cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero. Sou da área da saúde e já vi a relação em praticamente todos
Sim, minha avó teve e agora o meu tio tem.
Minha professora morreu assim
Não, mas meu avô teve um infarto no miocárdio por conta do cigarro, ele morreu.
Meu padrasto teve um infarto tbm, mas tá vivo.
eles respondem
Cara, você não pode se basear em amigos e parentes, o Brasil é muito vasto para querer usar apenas uma pequena de parcela de gente que você conhece como parâmetro.
As estatísticas estão ai para demonstrar o quão maléfico a nicotina, presente no tabaco, pode causar à saúde de uma pessoa.
Mas respondendo a sua pergunta, sim, minha vó piorou e muito a situação dela por causa do cigarro e quando teve complicações com a diabetes, faleceu porque o pulmão todo fodido não aguentou a cirurgia.
Além disso, uma conhecida da minha tia teve a perna necrosada por causa do cigarro, ficou entre amputa e não amputa, até que faleceu em decorrência do cigarro.
Tu não pode pegar meia duzia de sortudos que fumaram a vida toda e não morreram como parâmetro, pois sempre haverá exceções, para tudo na vida.
É que o cigarro não é radioativo, ele não causa o problema sozinho. A relação não é automática. Por isso o pessoal ainda fuma, aliás. O câncer em particular é uma doença com fatores genéticos sendo os mais decisivos. Pessoas com histórico familiar de câncer de esôfago e pulmão, por exemplo, aumentam as chances enormemente se fumarem.
O fumo te fode em todas as áreas. Ferra a circulação, a pressão, o coração, e até a dentição. Ele nunca vai te matar sozinho, mas as estatísticas da OMS mostram que, se tirasse o cigarro, boa parte das mortes por câncer, derrame e infarto poderiam ser evitadas. Não porque o cigarro causa essas coisas sozinho, mas ele piora o quadro.
O álcool é parecido, mas os efeitos sociais do abuso são muito maiores que os meramente da saúde, então a comparação não é exatamente muito boa de ser feita.
Uma tia minha teve câncer de pulmão, nunca fumou e morava sozinha até morrer disso.
Conheci, mas não fuma mais, morreu de câncer no pulmão
Não, mais com isso, desencadeou em coisas piores. E o pulmão fundido ajudou bastante
Fuma ai, quero saber se vc consegue um câncer de pulmão.
Câncer no esôfago e faleceu.
Não... Meu avô é fumante desde os 15 anos, atualmente está com 89 anos, nunca largou o cigarro. E não teve esse tipo de problema.
Não conheço ninguém também.
e meu vo que fuma 350 cigarros por dia, fuma desde os 14 o véio tá mais saudável que eu, tá tranquilão
Um casal de fumantes que mora aqui perto tem.