1.21K  29/07/2014 15h25

elas perguntam
4 4
eles respondem
29/07/2014 00h30
Não.

Algumas podem se influenciar pelo meio, mas quem tem o poder de moldar isso é a própria pessoa. E também vai depender da visão do observador, não adianta nada outro achar que o ambiente em que vc vive não diz nada sobre você, mas você achar que diz alguma coisa.

Resumindo, o que decide é o pensamento da pessoa.
29/07/2014 15h25
Influencia muito mais do que pensamos, todos nós somos em parte frutos de dezenas e dezenas de preconceitos que nos são impostos desde que nascemos, e isto não é figura de linguagem, já fizeram um experimento uma vez com recém-nascidos, e a cor da roupa usado pelo bebe (azul ou rosa) influenciou totalmente a forma das pessoas observadas agirem com ele.

Mas temos a capacidade (se tivermos vontade) de filtrar esta influências, por isto gosto de Sartre, quando ele diz que: "NÃO IMPORTA O QUE O MUNDO FAZ COMIGO, IMPORTA O QUE EU FAÇO COM AQUILO QUE O MUNDO FAZ COMIGO".
25/07/2014 12h21
Não necessariamente. Há milhares de pessoas que moram em favelas em meio ao tráfico, roubo etc, e ainda sim, são pessoas honestas, trabalhadoras.
Porém se ela não tiver uma orientação enquanto é criança, por menor que seja, ela corre um enorme risco de virar mais um marginal. Por isso digo que é relativo.
Envolve vários fatores.
Portanto, não há como dizer, de maneira afirmativa, se isso influencia ou não.
anônimo
25/07/2014 14h09
Bom, difícil dizer, pois vai da maneira da pessoa de pensar, e o quão suscetível ela é, se for uma pessoa que se influência rápido, com certeza!!, Eu por ex: sou super diferente dos meus pais, eu fui até o inicio da minha adolescência, assim!!.. ainda as vezes meu pai brinca e diz que eu não pareço ser filho deles, hahaha, pq meus pensamentos são outros, eu tenho outros conceitos e tal, mas normalmente o ambiente influência sim viu!.. meus olhos já viram e comprovaram isso!!
elas respondem
anônima
25/07/2014 12h17
Influencia sim, mas não determina quem a pessoa é. Tem pessoas que crescem em uma família conflituosa, problemática, porém quando chega a uma certa idade se torna completamente diferente do meio em q viveu, como também há pessoas que crescem uma família estruturada, de bons costumes e mesmo assim se tornão pessoas de mau caráter.
O Ambiente influencia, mas o que determina quem Vc será no fim das contas são suas escolhas.
25/07/2014 22h17
Eu acho que isso é muito relativo a personalidade de cada um, porque posso conviver com inúmeras pessoas sórdidas, de péssimo caráter, mas se sou bem estruturada mentalmente isso não me influenciará em nada, ou seja o meio e nem as companhias define quem eu sou...a sociedade também não corrompe caráter...a maldade é algo inato e o mundo tem o poder de desperta-la e fazer com que ela cresça.
25/07/2014 22h30
Não, pq tem gente q vive em uma Comunidade, repleta de bandidos e não se mistura e nem se torna um deles.
Tem pessoas q são alcoolicos ou mesmo drogados, e os filhos não são. Então, não acredito nisso.
Caráter e personalidade são algo bem singulares e inerentes a cada um.
25/07/2014 12h10
Segundo Vygotsky, que foi o primeiro cientista a falar a respeito desta temática, o meio influencia no comportamento em fases da vida do ser humano, mas não em questões propriamente econômicas, e sim em aspectos de interações familiares e de formação da mentalidade social. A pessoa pode ser a mais humilde possível, mas se for criada em um ambiente saudável, de muito amor e carinho, com ensinamentos sólidos de respeito ao próximo, com certeza, suas chances de ser um cidadão correto são altas, além de depender do seu inato também. O contrário também ocorre, neste sentido, a pessoa pode ser a mais rica de bens, mas se a família for desestruturada e só lhe oferecer um estudo e nenhum subsidio moral, de construção intelectual e ainda serem maus exemplos, as chances são grandes de as crianças tenderem para o lado errado, o que também pode ser inato daquele ser. Falo do inatismo, pq como seres humanos temos em essência ou o bom ou o mal, e desenvolve-lo ou remedia-lo é algo que o próprio individuo em alguma fase da vida escolhe.