O conhecimento ou ciência tem aumentado, a tecnologia também, porém olhando para o "ser humano" e as suas "ações", vemos violência, guerras, prostituição, ganância, etc, seria o caso de que esteja involuindo, ou em degradação moral? ou ainda que não consiga se aperfeiçoar, já que essas ações estão na história do homem desde o princípio, mantendo-se até o nosso tempo. Qual seria a proporção de quem está melhorando, quem estagnou e os que estão progredindo?

eles perguntam
3 5
elas respondem
01/07/2020 20h06
Os dois. Depende da pessoa ou grupo.
01/07/2020 20h08
O homem está em constante mudança. Por hora mais realizado. Por hora menos.
É um ciclo que não tem fim.
01/07/2020 20h17
Os dois.
Cada vez mais rápido em ciências etc
Mas cada vez mais frio a nível pessoal
eles respondem
01/07/2020 20h15
Eu sugiro a leitura de "Uma breve história do homem: progresso e declínio".
A humanidade está em declínio em basicamente todas as esferas: vivemos em um mundo de democracias socialistas, as relações sociais estão significativamente degeneradas, a produção de riquezas estagnou, as personalidades estão se tornando piores rapidamente, movimentos coletivistas ganhando espaço em ritmo acelerado nas mais diversas instituições, etc.
01/07/2020 20h11
Só decadência.
Cada vez mais vejo ou escuto dos mais velhos menos honra, honestidade e integridade nos homens!

É cada baixaria que eu vejo!
01/07/2020 21h59
No sentido tenologico e cientifico com certeza, e cada vez evoluímos mais rápido.
No sentido de moralidade ainda dando passos de formiga e sem vontade.
01/07/2020 22h00
Não dá pra falar por todos, a maioria retrocede a cada dia que passa, mas uma pequena parte consegue evoluir.
anônimo
01/07/2020 20h14
Cara, no século passado, a essa altura, já havia morrido mais de 20 milhões de pessoas por conta da Primeira Grande Guerra. Se formos falar em gripe espanhola, esse número passa pra 70. Se a gente passar a falar de Segunda Guerra, esse número passa para 140 milhões de mortos em apenas três eventos catastróficos.

O que quero dizer? O mundo sempre foi uma zona e sempre, sempre foi muito pior do que isso, acredite. Se passarmos de 2045 sem um evento desses que citei, olha que a gente estaria bem no lucro.

Hoje temos um grande avanço nas liberdades individuais, no fortalecimento dos valores democráticos como padrão dos governos ocidentais etc. Nunca estivemos melhor (e, sim, tá tudo uma bosta).