Porque a vida possui fases, e durante cada fase há metas que se espera que sejam alcançadas. Sem determinadas vivências, a próxima fase fica mais difícil, então se espera que você satisfaça aquelas vivências.
INFÂNCIA: espera-se que você brinque, que aprenda a criar amigos, que conheça a alegria e a capacidade de imaginação, que aprenda os limites e a obediência.
ADOLESCÊNCIA: hoje em dia varia muito conforme a cultura familiar. Há famílias que esperam um foco nos estudos enquanto há outras que esperam que o adolescente seja mais multifacetado. Não entrarei em detalhes porque há muitos tipos familiares, mas varia entre INFANCIA E ADULTO JOVEM conforme o padrão familiar.
ADULTO JOVEM: espera-se que faça investimentos em sua carreira enquanto acumula vivências múltiplas, que trazem crescimento pessoal. Espera-se que caminhe através dos mundos que existem (universidade, emprego, balada, igreja, bar) e conheça um pouco de cada para se tornar uma pessoa melhor. Durante esse período, espera-se que o adulto desenvolva várias habilidades que serão necessárias logo mais tarde. Isso inclui experiências sexuais com parceiros avulsos e também fixos, visando garantir aprendizado sobre como se relacionar e como transar, para que possa ter um relacionamento saudável e não ser atormentado pela impressão de que não viveu sua juventude. Esse período é o período das aventuras, de fazer loucuras. Espera-se que tenha feito porque, em breve, serão acumuladas muitas responsabilidades e não poderá mais ser feito.
ADULTO MADURO: espera-se que case e tenha filhos, garantindo obrigações máximas à sua família (cônjuge e filhos). Não são aceitos comportamentos egoístas, por isso se espera que sua fase aventureira e imprudente tenha passado. Além disso, quanto mais vivências nas fases anteriores, menos infantil você será. Mais experiências significa mais amadurecimento: