Alguns filósofos antigos diziam que "o homem só atinge a felicidade se ele for livre, ao se livrar das dependências dos bens materiais".
Atualmente aluns acreditam que "as pessoas fazem um esforço danado para ter renda e, por outro lado, geram um estresse, acúmulo de trabalho e problemas de saúde. Sendo que a opção pela vida simples tem sido mais singela, há menos requinte, mas exige menos esforços. Esse modo de viver aproxima mais as pessoas, cria-se uma empatia."

elas perguntam
4 1
eles respondem
08/07/2020 10h45
O desapego é uma coisa bonita, é a base filosófica e espiritual do hinduísmo, que é o que chega mais perto de uma verdade metafísica na minha percepção da vida. Mas Sri Krishna na Gita intima o ser humano a cumprir suas funções e deveres. Ser humano é ter o potencial de transcender uma vida meramente animal, mas sem poder ignorar as necessidades e deveres do animal que temos em nós. Só a renúncia não é o bastante. É preciso agir. mas sem se apegar ao resultado da ação; esse é o desapego real.

E claro, eu entendo a questão, mas estou espiritualmente longe de atingir esse patamar. Não tenho muito apego a possuir bens materiais, eu compro poucas coisas. Nem carro eu quero ter. Mas ser pobre e completamente dependente do salário é muito ruim. Por isso eu sou bem atento a questão do dinheiro em si, não pra esbanjar, simplesmente pra poder ter alguma autonomia e segurança. E deixar pros filhos, porque tenho trauma desse negócio de partir do zero a cada nova geração.
anônimo
08/07/2020 10h02
Que deus me proteja disso!
08/07/2020 10h35
Há todo um meio termo entre esses 2 extremos que me parece ser algo mais razoável. Sem abrir mão do mínimo, e sem virar prisioneiro do ouro.
08/07/2020 11h09
Também penso muito nisso. Queria ser o velho Diógenes de Sinope
elas respondem
anônima
08/07/2020 10h49
Sempre