Um casal é composto por duas pessoas onde uma ajuda a outra. Se um sabe que o outro está passando uma fase ruim e não apoia, essa relação precisa ser revista.
Mas há que se lembrar que há uma diferença entre estar desempregado (não encontra trabalho) e não trabalhar (nem tenta). Não sei qual é o seu caso, mas eu nem me relacionaria com alguém do segundo grupo.
Eu acho que o cara tem que pagar a conta independente se ele é rico ou está desempregado, apesar de eu ser novo eu tenho uns ideias talvez "antiquados"... Se eu chamar uma mulher pra sair eu não divido a conta, isso não é machismo e nem uma forma de se sentir "mais homem", eu entendo o seguinte "eu chamei, nada mais justo que eu pagar"
Se ela não trabalha, vai tirar dinheiro de onde pra pagar?
Acho que só devem dividir a conta, se a mulher quiser sair outras vezes ou já estiverem namorando.
Vai mais da questão de ética e bom senso, eu mesmo, acho que ambos devem pagar a conta desde que ambos trabalhem. Nesse caso aí eu pagaria, mas eu iria torcer pra ela não estar me fazendo de palhaco só isso!
Po já aconteceu do meu ex ficar sem receber e eu paguei as paradas. Ele ficava super sem graça, mas se eu tô junto com a pessoa, sou companheira. Geralmente fazíamos paradas mais batatinhas q não ganhava bem